Tricoses

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6960 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Dentro do tema ‘Tricoses’ existem vários tipos de alterações que podem ocorrer , ao longo do trabalho serão citados essas demais alterações bem como suas particularidades e variações, além de quadro clínico e tratamentos.

1 TRICOSES
1.1 O que é tricose, função do pêlo e suas condições normais
Tricoses são afecções dos pêlos, caracterizadas por alterações quantitativas ouqualitativas, congênitas, por malformações ou transmissão genética, por múltiplas noxas (agente ato ou influência nociva ao corpo).
Os pêlos tem função de proteção contra a luz solar, frio e calor e aumento da sensibilidade. No ser humano, os pêlos também te função estética e suas alterações podem causar problemas psicossociais, eventualmente graves para a qualidade de vida.
Existem dois tipos de pêlo:O vellus (pêlo fino e claro que substitui após o nascimento o lanugo) e o pêlo terminal (mais espesso e pigmentado).
Os pêlos tem um ciclo que compreende a fase anágena (fase de crescimento) atingindo um (1) cm por mês, fase catágena (fase de repouso) e a fase telógena (fase de desprendimento).
As características e distribuição dos pêlos variam nas raças e individualmente é determinada porfatores genéticos e hormonais. Os pelos andrógenos tem uma ação fundamental no desenvolvimento do pelos dividindo-os em sexuais, bissexuais e não sexuais.
Qualquer alteração das condições normais (considerando alguns fatores citados acima) se enquadra em tricose, podendo ser: Alterações da cor, deformações, anomalias dos pelos em doenças sistêmicas ou alopecias.

1.2 ALTERAÇÕES DA COR
*Leucotricoses
O embranquecimento dos cabelos é devido à falta de formação de melanina pelos melanócitos da matriz do pelo. A leucotriquia poder ser congênita, difusa no albinismo total ou localizada no albinismo parcial, ambas por anomalia genética, pode ser encontrado associado ao vitiligo ou à síndrome de Vogtkoyanagi; em doenças sistêmicas metabólicas, após lesão do nervo periférico ou trauma pelocalor ou raios-X. Esse enbranquecimento pode ser classificado em senil e prematura. Iniciam-se nas têmporas e atingem o couro cabeludo gradativamente e é acompanhada da descoloração de outros pelos. A cor é cinzenta – branca com várias nuances até o matiz branco. Não há tratamento para leucotricose, exceto recorrer à tintura dos cabelos, sendo contraindicada apenas em caso de hipersensibilidade acorantes (particularmente parafenilenodiamina).

1.3 DEFORMAÇÕES
Devido a uso excessivo de escovas, lavagem diária longa e frequente, xampus detergente , químicas e outras tantas ações contínuas e agressivas ao fio.Os tipos de deformações do fio são:
* Tricoptilose
Quadro frequente caracterizado por cabelos frágeis e dividido. São fendas, “fraturas” que podem ocorrer na extremidade livre ouatingir a extensão da haste. Para ser diferenciado de demais alterações deve ser feito um exame a olho com lupa. Não possui causa aparente para seu surgimento, porém podem estar relacionados a uso frequente de fixadores, água e temperatura elevada nos fios, xampus ou sabonetes, produtos químicos utilizados para modificas a ligações fortes do fio, escovação excessiva principalmente com escova durae com cerdas artificiais. O tratamento consiste no uso de cremes nos cabelos, sendo excluídas possíveis causas ou responsáveis.
* Triconodose
Alteração relativamente comum por passar despercebida. Caracterizada por torções no cabelo ou pelos do corpo e do púbis devido a traumas mecânicos que formam nós ou laços se tornando quebradiços. O número de fios afetados não é grande. Para detectar oproblema é necessário um exame mais minucioso
* Tricorrexe Nodosa
Afecção caracterizada pelo aparecimento de pseudonodosidades nos pêlos, por separação das fibras que ocasionam fraturas. Podem ser numerosas, particularmente nas extremidades e ocasiona aspecto de pseudo-alopecia. Podem ocorrer nos cabelos, pelos da barba e às vezes nos pelos pubianos. Causa desconhecida, porém traumas...
tracking img