Terapia capilar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1076 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução a Estética Seminário sobre: Terapia Capilar
Andreia de Oliveira Coutinho Elicleia Souza dos Santos Moza Fabiana Carneiro da Silva Lais dos Santos Sampaio Marcia Maria Soares Bezerra Monique Sena figueira de Albernaz Valeria Mendes de Oliveira



Toda a alteração que afete o couro cabeludo e os cabelos de uma pessoa, e altere a sua aparência física, pode ter um impacto importantesobre a sua auto-estima e a sua personalidade. A perda de cabelos pode ter sérias consequências emocionais, tanto para homens como para mulheres. Olhando para a história da humanidade, o homem sempre se preocupou com o cabelo. Além de oferecer a proteção ao crânio contra traumatismos e radiações solares, os cabelos representam um adorno sexual importante. A adoração aos cabelos atingiu osimpérios, a religião, a mitologia, a cultura, as classes sociais e a ciência.

Breve Histórico do Tratamento Capilar





.

Em todos os tempos e culturas, a perda do cabelo afeta o intimo das pessoas, papiros egípcios com mais de quatro mil anos, já citava a anatomia do couro cabeludo e fórmulas para alopecia. A perda de cabelos, ou alopecia, é consequência de alterações no folículo piloso.Se as alterações forem transitórias e não destrutivas da matriz capilar, ocorre um novo crescimento. Se as alterações provocam destruição da matriz capilar, resultam na formação de escaras (feridas), ou atrofia, produzindo alopecia permanente. O assunto é muito complexo e extenso, havendo diversas causas para a queda de cabelos. A cosmetologia fez consideráveis progressos, proporcionando produtoseficazes e cada vez menos nocivos.

O que é Terapia Capilar ?
A Terapia Capilar estuda os métodos de tratamento das doenças do cabelo e do couro cabeludo, sempre atendendo e respeitando as características e necessidades dos mesmos. As Terapias Capilares são aplicadas manualmente ou com auxilio de equipamentos que ajudam a penetrar profundamente no couro cabeludo, sendo utilizadas variastécnicas capilares.

Atuação do Tecnólogo em Estética na Terapia Capilar
Procurando melhor em Tecnologia e no atendimento, a estética ramifica-se criando novos ramos que valorizam a especificação da área, como por exemplo a TERAPIA CAPILAR. O Terapeuta Capilar cuida das anomalias fisiológicas, quando não existe lesões cutâneas, a estética atua nessa área, através da profilaxia secundaria,(tratamentode prevenção) sabendo discernir seu limite de atualização, trabalhando com consciência e competência.

Anamnese Capilar
• Antes de iniciarmos qualquer tratamento temos que levantar o histórico do cliente,para chegar-se a conclusão se o tratamento compete ao tricoterapeuta (área da saúde que trata da patologia capilar)ou precisa de um tratamento médico.



Enfim, antes de iniciarmos temosque nos informar de tudo o que está relacionado ao seu cabelo:a sua queixa principal, o tipo, produtos usados,processos químicos,intempéries do tempo, tipo de alimentação e principalmente sobre o estado de saúde,se houver algum sintoma de quadro clínico inflamatório o cliente deverá ser encaminhado a um médico dermatologista.

AVALIAÇÂO DO CABELO: SCANNER
• Scanner que aumenta a imagem em 250vezes mais. É possível analisar todo o couro cabeludo e fazer um diagnóstico preciso para indicar um melhor tratamento.

Análise do couro cabeludo
(Lembrando sempre que as condições e a aparência de seus cabelos refletem a saúde interior do indivíduo.) • Mobilidade do couro cabeludo: com os dedos apoiados na cabeça,fazer o deslocamento do couro cabeludo,sem escorregar os dedos.



Umcouro cabeludo rígido,em geral é consequência de excesso de tensão dificultando a circulação sanguínea e a alimentação dos bulbos capilares, encontrando assim, cabelos sem vida, sem elasticidade e frequentemente, comum a queda acentuada dos fios.

Alterações funcionais que ocorrem no couro cabeludo
• Nos indivíduos acneicos pode ocorrer formação de seborreia no couro cabeludo, com pústulas...
tracking img