Tributos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (427 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. TRIBUTOS


Uma queixa recorrente entre quase todos os brasileiros é o peso que a carga tributária exerce sob as pessoas e empresas. Entra ano, sai ano e o governo federal sempre anunciamedidas que mexem diretamente no bolso dos consumidores e das empresas.
Sendo assim, quando decidimos constituir uma organização, é de suma importância conhecer os tributos que ela deverárecolher. Para isso, é preciso avaliar os regimes de tributação existentes e o ramo de atividade, pois para cada ramo de atividade há diferentes tributos e alíquotas. É preciso escolher o mais adequado paraa sua empresa, para a mesma não arcar com muitos impostos tornando seus produtos ou serviços mais competitivos e assim sobreviver no mercado atual.
A carga tributária é a quantidade detributos (impostos, taxas e contribuições) das três esferas de governo (federal, estadual e municipal) que incidem sobre a economia. Vamos abordar os regimes de tributação existentes e os tributos devidosnas operações de vendas de mercadorias, prestação de serviços e industrialização pelas três esferas de governo, ou seja, federal, estadual e municipal.



1.2. REGIMES DE TRIBUTAÇÃO1.2.1. SIMPLES NACIONAL


Atualmente, a carga tributária no Brasil é umas das mais elevadas do mundo. Com isso, abrir uma empresa e conseguir que ela sobreviva no mercado tornou-se cada vez maisdifícil. Visando apoiar o microempreendedor, o governo federal instituiu o simples nacional. O simples nacional, é um regime de tributação diferenciado, o qual o governo federal institui alíquotasespeciais para cada ramo de atividade, ou seja de acordo com os anexos estabelecidos na legislação do Simples Nacional. O pagamento dos impostos é feito mediante guia única, ou seja, todos os impostospertinentes à federação, ao estado e ao município, são pagos através de uma única guia, a qual o valor é repassado posteriormente para as três esferas do governo.
Segue abaixo tabela do...
tracking img