Tribos urbanas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1043 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1- Tribos Urbanas 

- O que são? 
Definimos tribos urbanas como um grupo de pessoas com ligações estéticas, éticas e pessoais, que compartilham da mesma ideologia e sentimento quanto a um determinado assunto. O fenômeno está relacionado á busca incessante do ser humano pelo agrupamento. 
Podemos também, considerar tribos urbanas como um movimento que tenta lutar contra o desencantamento dasociedade. E, que em uma sociedade decadente e fragmentada, em que as pessoas se fecham cada vez mais, ainda há aqueles que querer expor suas ideias, ideologias, pensamentos e se fazer ouvir. E isso, muitas vezes, choca e agride visualmente e esteticamente a sociedade em geral na busca pela sua liberdade de expressão. 

- Quando surgem? 
As Tribos Urbanas surgiram na década de 60, com a revoluçãocultural criada por grupos de jovens que contestavam a sociedade, seus valores tradicionais e o poder militar e econômico. Surgia aí o sonho de paz, amor e liberdade, também conhecido como “Anos Dourados”. Nesta época podemos identificar como as principais tribos os Hippies e os Skinheads. 
O primeiro autor ao utilizar o termo Tribos Urbanas foi o sociólogo francês Michael Maffesoli em seusartigos de 1985. O autor utilizava o termo metaforicamente para denominar formas supostamente novas de associação entre os indivíduos na “sociedade pós-moderna”. 
As tribos estão estruturadas em nossas megalópoles constituindo as diversas redes, grupos de afinidades, de interesse e laços de vizinhança.














2- Tribos Urbanas
- Características

As tribos urbanas sãocompostas por meninos e meninas de diversas idades, etnias, localidades e costumes. As tribos urbanas vêm se tornando frequentes entre os jovens do mundo, que cada vez mais transitam entre elas, conhecendo como funcionam isoladamente. Cada "tipo" de tribo apresenta suas próprias características, mas em geral elas apresentam Fluidez (vaivém); Reuniões pontuais; Dispersão; “Sair de si”; Estar junto "à toa";Troca; Aspecto efêmero; Ausência de uma organização. As tribos urbanas apresentam hoje, uma válvula de escape para jovens que querem se sentir inclusos em um grupo onde são respeitados e compreendidos.
- Objetivos

As tribos urbanas tentam criar uma sociabilidade que não leva em consideração os padrões da sociedade hegemônica. Podem até seguir uma determinada moda, mas irão existir sempre. Astribos urbanas permitem que indivíduos diversos se expressem, divulguem modas e, ao mesmo tempo, sirvam como vitrine para o capitalismo criar novas mercadorias. Também e um objetivo das tribos urbanas tornar a dinâmica social mais rica, uma vez que seus membros interagem entre si.



























CIGANOS

Um grande rio corta a Região Noroeste da Índia,onde fica hoje o Paquistão. Seu nome é Indus e das suas margens partiu, expulso por invasores Árabes há quase 3 mil anos, um povo amante da música, das cores alegres e da magia. Esta, pelo menos, é a explicação dos estudiosos para a origem dos Ciganos. E o que a fundamenta é a grande semelhança do Romanês (ou Romani – idioma falado pelos Ciganos), com o Sânscrito (a língua clássica Indiana). O quenão se sabe ainda é se esses eternos viajantes pertenciam a uma casta inferior dentro da Hierarquia Indiana (os parias) ou se eram orgulhosos Raiputs (uma casta aristocrática e militar). Independente de qual fosse o seu status, a partir do êxodo pelo Oriente, os Ciganos se dedicaram com exclusividade a atividade de cavalos, saltimbancos, comerciantes de miudezas e praticantes das Artes Divinatórias.Por onde passaram, ganharam fama de um povo que tinha horror à agricultura. Viajavam sempre em grandes carroções coloridos e criaram nomes poéticos para si próprios, como exemplo: Filhos das Estrelas, Irmãos das Águas, Viajantes do Vento e Povo das Estradas, entre outros.


A Família é à base da organização social dos Ciganos. E não há hierarquia rígida no interior dos grupos. O comando...
tracking img