Treinamento pessoal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1548 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Dados de Identificação


TREINAMENTO DE PESSOAL: Uma forma de aumentar a competitividade e a qualidade nos serviços do setor de governança do hotel “X”


Tema: Treinamento de Pessoal

Delimitação do Tema: Treinamento de pessoal como forma de melhoria no desempenho das atividades no setor da Governança do Hotel “X”.


Universo de Pesquisa: Pesquisa realizada com a totalidade dofuncionários da governança do hotel “X”.
















1. Justificativa

Aliadas às motivações básicas que impulsionam uma demanda cada vez maior de viajar, pesquisas revelam também que os preços acessíveis e bons serviços são fortes razões para levarem essa demanda a tomar a decisão em favor de uma determinada localidade em detrimento de outra.
Assim considera-se defundamental importância o desenvolvimento de um programa de treinamento adequado para esse setor afim de melhor atender as necessidades do hotel e oferecer aos hóspedes serviços com maior qualidade.
Segundo Chiavenato ( 2004, p. 77)” o desempenho eficaz de um gerente depende da descoberta e atração de indivíduos que tenham a capacidade e a motivação para um desempenho eficaz”, sendo, portanto,muito importante se investir em treinamento de pessoal para que se possa oferecer melhores serviços aos hóspedes do hotel ,além de motivar os funcionários a estarem sempre se atualizando para manter a competitividade no setor, para assim também diminuir possíveis índices de rotatividade no setor.
Com base neste conceito foi decidido estudar as formas de treinamento de pessoal desta organizaçãohoteleira que é fundamental para a formação da base de uma empresa.















2. Problema

Falta de um treinamento adequado ao setor da governança.

2.1 Hipóteses

• Os treinamentos oferecidos são inadequados
• Os funcionários estão insatisfeitos com os treinamentos oferecidos
• A prestação de serviços não está correspondendo às expectativas dos hóspedes.3. Objetivos


3.1 Objetivo Geral:

Identificar e analisar a oferta e adequação do treinamento do pessoal visando a satisfação dos funcionários e a conseqüente melhoria na prestação de serviços aos hóspedes.

3.2 Objetivos Específicos:

• Identificar e analisar o perfil dos funcionários
• Identificar e analisar a oferta de treinamento oferecidas aos funcionários
•Propor soluções para os problemas identificados considerando a atual situação do hotel.






4. Marco teórico

A empresa constitui o ambiente dentro do qual as pessoas trabalham e vivem a maior parte de suas vidas. A maneira pela qual esse ambiente é moldado e estruturado influencia poderosamente na qualidade de vida das pessoas.
A maioria das grandes empresas foi criada apartir da fase de industrialização do Brasil. Essa fase teve inicio na década de 1950. A partir daí elas cresceram rapidamente. O crescimento trouxe a necessidade de organização adequada ao porte da empresa. Para funcionar satisfatoriamente, essa estrutura organizacional passou a especializar-se horizontal e verticalmente. A especialização horizontal trouxe a departamentalização ou divisionalizaçãodas atividades, com o surgimento dos órgãos de produção, finanças, comercialização, compras e suprimentos, recursos humano, processamentos de dados, etc.
Por outro lado,a especialização vertical trouxe a hierarquia, com o surgimento dos diferentes níveis hierárquicos, como a supervisão, chefia,gerência e direção, provocando diferenciação do poder para atender à necessidade de integraçãodas áreas empresariais e manter a unidade organizacional.
O ambiente estável e previsível que moldou o mundo até algumas décadas atrás permitiu as condições ideais para o aparecimento de dois modelos de organização empresarial. O primeiro deles, - chamado modelo clássico – surgiu de diferentes movimentos gerados por dois pioneiros da teoria administrativa: Taylor nos Estados Unidos e Fayol...
tracking img