Treinamento de cipa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5259 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
HISTORIA DA CIPA

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes surgiu a partir da Revolução Industrial, segunda metade do século XVIII, na Inglaterra, em decorrência da chegada das máquinas, do aumento  do número de acidentes, da adaptação do homem ao trabalho, bem como da necessidade de um grupo que pudesse apresentar sugestões para a correção de possíveis riscos de acidentes.

AOrganização Internacional do Trabalho - OIT aprovou, em 1921, instrução para a criação de comitês de segurança para indústrias que tivessem em seus quadros funcionais pelos menos 25 trabalhadores.
A CIPA no Brasil
Originada durante o governo do presidente Getúlio Vargas, em 1944, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA. Coube a ela o mérito pelos primeiros passos decisivos paraa implantação da prevenção de acidentes do trabalho no Brasil.
A CIPA surgiu quando a sociedade e alguns empresários já tinham detectado a necessidade de se fazer alguma coisa para prevenir acidentes do trabalho no Brasil. Em 1941, no Rio de Janeiro, foi fundada a Associação Brasileira para Prevenção de Acidentes (ABPA). Outras experiências também já existiam como das empresas estrangeiras degeração e distribuição de energia elétrica, Light and Power, em São Paulo e no Rio de Janeiro, que há anos já possuíam Comissões de Prevenção de Acidentes.
Outros méritos da existência da CIPA são demonstrar que os acidentes de trabalho não eram ficção e criar a necessidade de ações prevencionistas além das que constava como sua obrigação.
A CIPA tem sua origem no artigo 82 do Decreto-Lei7.036, de 10 de novembro de 1944. Apesar do tempo de existência e da tradição da sigla, a CIPA ainda não adquiriu estabilidade organizacional e funcional. Isto em razão dos avanços e recuos, dos altos e baixos resultantes das diversas regulamentações.
Objetivos da CIPA
A CIPA tem como objetivo, desenvolver atividades voltadas para a prevenção de doenças, acidentes do trabalho e qualidadede vida dos trabalhadores.
Papel do Cipeiro
A função do "Cipeiro" é observar qualquer atividade prejudicial que possa haver nos serviços. Constatando algum risco, ou mesmo um fator evidente de comprometimento da saúde dos funcionários, a CIPA entra em contato com o Serviço de Engenharia de Medicina do Trabalho (SESMT), que deverá tomar as devidas providências.
Os integrantes dacomissão recebem um curso de orientação promovido todos os anos pelo SESMT. Além disso, são feitas reuniões mensais onde, a CIPA discute o que foi observado e os procedimentos a serem tomados.

ACIDENTE DE TRABALHO

Conceitos Básicos

Acidente de Trabalho
É o que ocorre pelo exercício do trabalho, a serviço da empresa, provocando lesões corporais ou perturbação funcional que cause amorte, a perda ou a redução, permanente ou temporária, da capacidade do trabalho, de acordo com o Regulamento dos benefícios da Previdência Social. Decreto nº 611/92.

Acidente de Trajeto
É o acidente ocorrido com o empregado no percurso da residência para o trabalho ou viceversa.

FATORES QUE DETEMINANTES DOS ACIDENTES DE TRABALHO
Conceito Prevencionista
São todas asocorrências indesejáveis, que interrompem o trabalho e causam, ou tem potencial para causar ferimentos em alguém ou algum tipo de perda à empresa ou ambos ao mesmo tempo
Causas do Acidente de Trabalho

Ato Inseguro
É a maneira como a pessoa se expõe, consciente ou inconscientemente, ao risco de sofrer acidentes. EX: efetuar trabalhos sem autorização, limpar máquinas em movimento, correr,brincar em serviço, etc.

Condição Insegura
É a condição característica do local de trabalho (irregularidades em máquinas, equipamentos etc) ou da forma com que o trabalho é administrado (falta de treinamento, horas extras excessivas, etc) que pode levar a ocorrência de acidentes. São as condições que, presentes no ambiente de trabalho, comprometem a segurança do trabalhador e a própria...
tracking img