Trauma acustico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1303 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL – SENAC

Doenças Ocupacionais

Nome: Adriely Ester Jorge, Nº 01, Turma 26
Profª. Paola
Doença
Síndrome devido ao deslocamento de ar de uma explosão
Conceito
A síndrome devida ao deslocamento de ar de uma explosão é o termo (utilizado pela CID-10) que, para fins práticos tem o mesmo significado que trauma acústico, acrescido dos efeitos mecânicos sobrea estrutura anatômica da orelha.
Tanto na explosão quanto no trauma por arma de fogo, a causa é, em parte, direta e mecânica, causada por sangramento e, em parte, por efeito metabólico indireto sobre a microcirculação, causando lesão parcialmente reversível nas células sensoriais do órgão de Corti. A gravidade e o local da lesão na cóclea dependem diretamente do nível de energia acústica e desua freqüência máxima. No trauma por explosão, muitas vezes, ocorrem rupturas da membrana timpânica e outras lesões no ouvido médio.

Fatores de risco de natureza ocupacional

Ruído excessivo produzido por explosões, tiros de arma de fogo, etc., em circunstâncias ocupacionais, podem produzir trauma acústico, de modo repentino ou acumulado, enquadrado no Grupo I da Classificação de Schilling,em que o trabalho ou a ocupação são causas necessárias.
Os ruídos de impulso de alta intensidade causados pelas explosões são a causa de procura médica mais freqüente em militares nos Estados Unidos, bem como em outros paises. No Brasil, os estudos epidemiológicos de distúrbios auditivos causados por ruídos de impulso de alta intensidade em militares são escassos.
Uma porcentagem considerávelda população industrializada sofre de problemas auditivos, sendo os ruídos de impulso de alta intensidade responsáveis por uma quantidade significativa de perda auditiva permanente.
Entende-se por ruído de impacto ou de impulso aquele que apresenta picos de energia acústica de duração inferior a 1 (um) segundo, a intervalos superiores a 1 (um) segundo. Os ruídos de impacto podem serclassificados em simples e repetitivos. Os ruídos de impacto simples são aqueles desencadeados pelo manuseio de materiais, marteladas e também disparos de arma de fogo; já os ruídos de impacto repetitivos são aqueles produzidos por prensas automáticas, guilhotinas ou ferramentas pneumáticas, os disparos de arma de fogo em rajadas consecutivas ou mesmos disparos repetidos. (NR15).
Segundo Plontke et al.2, oruído de impacto pode ser definido como sinais sonoros curtos com duração ao redor de 0,2ms que são usualmente produzidos por rápidas expansões de gás, como armas de fogo e explosões de bombas. Estes sons podem atingir intensidades e freqüências ao redor de 140dB NPS em 2 e 3 kHz, respectivamente e podem, por essa razão, ser perigosos à audição humana.



Sintomas

Os efeitos dosruídos de impacto podem ser inócuos, como aplausos ou extremamente perigosos como explosões. Estes podem causar danos no aparelho auditivo, com rupturas mecânicas ou rompimento das estruturas sensoriais da orelha interna.
O ruído de impacto decorrente de explosões pode causar mudanças fisiológicas ou anatômicas temporárias ou permanentes na cóclea, levando a distúrbios auditivos caracterizados pormudanças do limiar, dificuldades na percepção da fala e zumbidos.
Quando o ouvido humano é exposto a um ruído de impulso, a uma intensidade sonora da ordem de 120 dB ou superior, ocorrerá o trauma acústico. A carga sonora produzirá, na cóclea, lesões intensas como ruptura da membrana basilar, desorganização dos tecidos e células ciliadas, de maneira abrupta. Clinicamente apresenta-se por perdaauditiva neurossensorial imediata e permanente, uni ou bilateral, com a presença de zumbidos constantes. Em alguns casos, a perda auditiva pode apresentar alguma melhora após alguns dias, recuperando muitas vezes a audição social.
Nas explosões, podem ocorrer também lesões simultâneas da orelha média, como rotura do tímpano, desarticulação dos ossículos ou ainda lesão do sistema vestibular....
tracking img