Tratamento matematico de medidas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3237 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE GURUPI

TRATAMENTO MATEMÁTICO DE MEDIDAS

GRUPO 10
BRENDA CLARA GOMES RODRIGUES
JONATHAN MILHOMENS DOS SANTOS LIMA
MARCELO HOLANDA VASCONCELOS
RAFAEL ALMEIDA DE MIRANDA
WÉLLEN FABRÍCIA AVIZ TEIXEIRA





GURUPI, 30 DE MARÇO DE 2011
OBJETIVOS

Determinar o volume e a densidade do cilindro, e calcular aespessura de uma e de cem folhas de um livro com seus respectivos erros, por meio de um paquímetro, um micrômetro e uma proveta graduada.
INTRODUÇÃO

Segundo o dicionário Aurélio temos a seguinte definição de medida: “Ato ou processo de comparar uma grandeza com outra com o objetivo de associar a primeira um numero característico do seu valor em face da grandeza com a qual foi comparada;medição.” Uma medida visa à descrição quantitativa dos fenômenos físicos, as medidas podem ser classificadas em dois tipos, diretas e indiretas:
Medidas diretas → São aquelas obtidas diretamente do instrumento de medida. Como exemplos podem ser citados: comprimento (cm), espessura (mm), massa (g), sendo realizadas diretamente de paquímetros, micrômetros e balança analítica, respectivamente.
Medidasindiretas → São aquelas obtidas a partir das medidas diretas, com o auxílio de equações. Por exemplo: a área de uma superfície (cm²) ou o volume de um corpo (ml).
Um instrumento de medida é um agente mecânico na execução de qualquer trabalho cujo fim é a medição. Necessariamente qualquer instrumento necessita de um padrão de referência para sua devida calibração.
Alguns instrumentos comuns de medidasão:
* Régua milimetrada
* Paquímetro
* Micrômetro
* Relógios mecânicos, elétricos, eletrônicos ou atômicos
* Balança de mola (dinamômetro), de travessão ou eletrônica.
O paquímetro é um instrumento utilizado para medir a distância entre dois lados simetricamente opostos em um objeto. Um paquímetro pode ser tão simples como um compasso. O paquímetro é ajustado entre dois pontos,retirado do local e a medição é lida em sua régua.
O nônio é a parte do paquímetro cuja finalidade é proporcionar uma medida com uma resolução menor (mais precisa) do que a feita somente com a escala fixa. A escala do cursor é chamada de nônio ou vernier, em homenagem ao português Pedro Nunes e ao francês Pierre Vernier, considerados seus inventores.
O micrômetro foi inventado por Jean LouisPalmer que, apresentou, pela primeira vez, o instrumento para requerer sua patente, o qual permitia a leitura de centésimos de milímetro, de maneira simples.
O micrômetro funciona por um parafuso micrométrico e é muito mais preciso que o paquímetro. Baseia-se no deslocamento axial de um parafuso micrométrico com passo de alta precisão dentro de uma rosca ajustável. A circunferência de rosca (tambor)é dividida em 50 partes iguais, possibilitando leituras de 0,01mm.
Os valores obtidos nas medidas diretas são usados para cálculos de dimensões específicas das peças, como a densidade, (massa volumétrica ou massa específica) de um corpo, define-se como o quociente entre a massa e o volume desse corpo. Desta forma pode-se dizer que a densidade mede o grau de concentração de massa em determinadovolume. O símbolo para a densidade é ρ e a unidade SI para a densidade é gramas por centímetro cúbico (g/cm³).
A densidade D, é dada pela razão entre a massa m em gramas e o volume V em mililitros (1ml equivale a 1 cm³): D = m/V
Uma medida experimental é satisfatoriamente representada quando, a esta medida é atribuído um erro, ao qual a medida está sujeita.
Conceitualmente, o erro experimental éa diferença entre o real valor de uma grandeza física (peso, área, velocidade...) e o respectivo valor dessa grandeza obtido através de medições experimentais.
Mesmo que o experimento seja realizado com o máximo de cuidado, há sempre fontes de erro que podem afetá-la.
Classificação de Erros:
i) Erro de escala: devido ao limite de resolução da escala do instrumento de medida.
ii) Erro...
tracking img