Tratamento hormonal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2303 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
O diabetes é um distúrbio no metabolismo da glicose do organismo, no qual a glicose presente no sangue passa pela urina sem ser usada como um nutriente pelo corpo.
O diabetes está associado ao aumento da mortalidade e ao alto risco de desenvolvimento de complicações micro e macro-vasculares, como também de neuropatias.
Pode resultar em cegueiras, insuficiência renal e amputaçõesde membros, sendo responsável por gastos excessivos em saúde e substancial redução da capacidade de trabalho e da expectativa de vida.
O diabetes mellitus é uma síndrome de comprometimento do metabolismo dos carboidratos, das gorduras e das proteínas, causada pela ausência de secreção de insulina ou por redução da sensibilidade dos tecidos à insulina.
Um aspecto característico desta doençaconsiste na resposta secretora defeituosa ou deficiente de insulina, que se manifesta na utilização inadequada dos carboidratos (glicose), com conseqüente hiperglicemia.
O diabetes é considerado fator de risco, principalmente devido aos distúrbios importantes causados no metabolismo de lipídeos.
Se um indivíduo não tem glicose nas células, o organismo vai obter energia de outra fonte (lipídios). Aglicose é o principal sinalizador para o pâncreas liberar a insulina pelas células β das ilhotas de Langerhans .
A maior parte da glicose vai para a via glicolítica, onde a maior parte é transformada em glicogênio (estoque de glicose), em situação de jejum prolongado e diabetes, as células estão com falta de glicose, há quebra dos triglicérides para obter energia.
As necessidades diárias deinsulina variam de acordo com a idade, rotina diária, padrão alimentar e, sobretudo, a presença ou não de alguma secreção residual de insulina pelas células β pancreáticas. De uma maneira geral, no início do quadro, a necessidade diária oscila entre 0,3 a 0,6 U/Kg, podendo chegar a 1 U/Kg no final do primeiro ano da doença.

Histórico
O diabete é uma doença tão antiga como a própria humanidade.Arateus, médico romano, criou o termo diabete, que significa “passar através de”, pelo fato de a poliúria, um dos sintomas mais tópicos da doença assemelhar-se á drenagem de água através de um sifão.
Claude Bernad (1813-1878) descubriu a função do glicogênio do fígado e atribuiu o diabetes a um excesso de produção de açucar por esse órgão, demostrando ainda a importância do sistema nervoso naregulação da glicose. Em 1869, Langerhans descobriu as ilhotas no tecido pancreático.
Em 1922, foi aplicada aprimeira injeção de insulina com finalidade terapêutica. A descoberta da insulina constitue o marco culminate da história do diabete e a maior conquista no tratamento da doença. Essa descoberta valeu a Banting o prêmio Nobel de Medicina. Em 1936, hagedorn de Copenhague, conseguiu prolongaro efeito hipoglicemiante da insulina pela adição de protamina.
A partir de 1970, diversos progressos foram realizados no campo da diabetologia, com a obtenção de alto grau de purificaçãodas insulinas. A Dinamarca passou a produzir a insulina monocomponente altamente purificada, resolvendo ou aliviando problemas clínicos como lipodistrofia, alergias e resistência a insulina.
No final dos anos1970, foi desenvolvido pela Gementec nos EUA, o primeiro método de síntese da insulina humana, que consistiu na utilização da bactéria E coli modificada – as cadeias A e B eram sintetizadas separadamente e, num estágio posterior quimicamente combinadas.
No início dos anos 1980, a Hoescht desenvolveu seu próprio método de biossíntese de insulina humana que envolvia a ligação de um precursor dainsulina , a pré-insulina, a uma proteína bacteriana específica.
Ainda na década de 1980 surgiram as bombas de insulina que tornaram possível melhorar o tratamento, pela administração subcultânea através de um cateter interno, que permite que certa quantidade de insulina sea administrada ás refeições, melhorando o controle diário.
No último século, em meados dos anos 1980, paralelamente ao...
tracking img