Resumo da apostila de marzano,robert j

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1037 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo da apostila de MARZANO,Robert J

Para iniciarmos o resumo, necessitamos ilustrarmos o fato de que houve uma época em que não se acreditava que a escola contribuía com o aproveitamento dos alunos , porém, algum tempo depois, Coleman percebe que fatores exteriores influenciam o aprendizado do aluno, e mais adiante, que o aproveitamento de cada aluno depende também de seu professor.Hedges, afirma que a educação é feita de um conjunto de procedimentos, onde nenhum deve ser destacado ou dado como estratégia de ensino final.

Ao passar dos anos, pesquisadores se utilizaram de uma técnica de metanálise, com o objetivo de mostrar técnicas para melhorar o aproveitamento do aluno, as quais mostraram que cada técnica produz um resultado diferente da outra, onde cada professor deveabordar qual a técnica que cabe melhor a sua disciplina, onde a má escolha pode acarretar em um resultado negativo.

O professor deve se utilizar de estratégias para um melhor aproveitamento em sua disciplina, estratégias estas que podem ser de comparação (identificar características importantes) e organizador gráfico (formação de grupos baseados em semelhanças). Outro procedimento que se mostramuito eficaz nos estudos é o ato de fazer resumos baseados em anotações diárias, sendo levado em consideração, três passos, sendo eles: substituir alguns fatos, eliminar outros e manter os mais importantes. Em 1981, foi criado um resumo ao qual deveria seguir regras em sua elaboração, utilizando-se somente do material relevante (somente o necessário), criar uma semelhança de informações e que estassejam de fácil entendimento; junto a este, foram criados seis tipos de estruturas, cada uma sendo utilizada adequadamente dentro dos diferentes tipos de texto.

Fazer anotações é muito importante dentro da prática da aprendizagem, o qual pode ser visto até mesmo como um resumo, afinal, nesta encontra-se escrito o mais importante de cada assunto, onde combinando essas informações de forma coesaas transformamos em um resumo rico em informações.

Deve-se estimular o espírito de busca dos alunos, a criarem o habito de pesquisar, de trabalhar individualmente ou em grupo, levando-o a perceber que pode aprender se esforçando, tendo assim mais auto-confiança, e associado a isso, estimular o aluno a querer melhorar sempre, superar a si mesmo a cada lição dada.

Passar lições de casa torna-senecessário, desde que esta seja apresentada em quantidade e qualidade que coincidam com a série a ser atingida, tendo esta lição sempre um

motivo, um por que de ter sido aplicada, onde a criança aprenda algo, e a mesma lição deve ser abordada, debatida e comentada posteriormente em sala de aula, onde deve-se ficar claro que os pai não devem fazer a lição de casa para seus filhos, pois se issoocorrer, o professor não conseguira o feedback do aluno quanto a suas técnicas de ensino e aprendizagem.

O professor deve se utilizar de diferentes fatores em suas aulas, variando-as em: lingüística (teoria e explicação da matéria) e não-linguistica (teoria posta na prática, onde o aluno possa se utilizar de todos seus sentidos para aprender). Faz-se necessário também estimular o trabalho emgrupo, trazendo ao aluno a possibilidade de exercer sua comunicação, sua auto confiança, seu espírito de liderança, assim como avaliar a competência em que seu grupo esta trabalhando e encontrar métodos para melhorá-lo.

Johnson e Johnson afirmam que dentre a cooperação dos alunos apresentam-se três pontos: trabalho informal: onde ocorre o processo de informação e de concentração dos alunos;trabalho formal: grupo que garante o tempo necessário para o desenvolvimento das atividades dadas e os de base: que “trabalham” dando apoio aos outros colegas.

Todo ano letivo, dentro de suas matérias e determinações, o professor deve traçar um objetivo a ser alcançado. O professor deve receber durante o ano letivo um feedback de seus alunos e também transmiti-lo aos mesmos. Os alunos por sua vez,...
tracking img