Tratamento de esgoto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3670 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Tratamento de esgoto doméstico.
2.1 Descrever todas as etapas do sistema de tratamento de esgotos; O tratamento do esgoto visa eliminar as impurezas do esgoto e torná-lo inócuo ao Ambiente e aos seres humanos. As cidades rurais e as cidades urbanizadas produzem o esgoto que, se descartado diretamente no Ambiente sem nenhum tratamento, pode provocar desastres ecológicos como a morte depeixes, além de se tornar uma potencial fonte causadora de doenças para seres humanos.
Por isso, é necessário tratar o esgoto, até o ponto em que o seu descarte no Ambiente não represente perigo. Esse tratamento é feito em etapas. Veja a seguir:
* Coleta: A coleta do esgoto é feita por tubulações das concessionária de água e esgoto locais, mas também pode ser feita por meio de caminhões limpafossa provenientes de empresas desentupidoras;
* Filtragem: A primeira coisa a ser feita quando o esgoto chega numa Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) é a filtragem. Esse processo consistem na separação de materiais grosseiros como embalagens plásticas, metálicas e de papelão, do resto do esgoto;
* Desarenação: A fase seguinte denomina-se desarenação e nada mais é que a eliminação dosgrãos de areia do esgoto. Esse processo tem a finalidade de proteger as tubulações e equipamentos da ETE de corrosões e entupimentos;
* Decantação primária: Aqui o esgoto é separado em resíduos sólidos e líquidos. Um processo de floculação aglutina o material orgânico e com o peso, esse material se encaminha para o fundo do tanque e transforma-se em lodo. O restante, isto é, a parte líquida éimediatamente separada do lodo;
* Fase sólida: O tratamento do lodo denomina-se fase sólida. O lodo é adensado e seco para que possa ser utilizado como adubo em lavouras ou simplesmente destinado aos aterros sanitários locais;
* Fase líquida: O efluente líquido passa por um processo de aeração que produz mais lodo. A parte líquida resultante desse processo já está 90% mais limpa do que oesgoto original e já pode ser descartada in natura.
* Mesmo que o produto final seja uma água bem mais limpa, ela ainda apresenta alguns organismos causadores de doenças. Para ser reutilizada, ela é filtrada e clorada em uma estação de utilidades. Depois disso, a água serve para irrigação e uso industrial, mas ainda não é potável. Nesse ponto, sua qualidade equivale à das represas usadas para oabastecimento das cidades
Sendo assim, todas as etapas do tratamento do esgoto visam eliminar as impurezas que possam oferecer pedigo ao homem e aos ecossistemas nos quais o esgoto tratado será descartado.
2.2 Processos de tratamento de esgoto; Atualmente, existem inúmeros processos para o tratamento de esgoto, individuais ou combinados. A decisão pelo processo a ser empregado, deve-selevar em consideração, principalmente, as condições do curso da água receptor e da característica do esgoto bruto gerado. É necessário certificar-se da eficiência de cada processo unitário e de seu custo, além da disponibilidade de área. Os processos de tratamento dos esgotos são formados por uma série de operações unitárias empregadas para a remoção de substâncias indesejáveis, ou para transformaçãodestas substâncias em outras de forma aceitável.
A remoção dos poluentes no tratamento, de forma a adequar o lançamento a uma qualidade desejada ou ao padrão de qualidade estabelecido pela legislação vigente, está associada aos conceitos de nível e eficiência de tratamento.
O tratamento dos esgotos é usualmente classificado através dos seguintes níveis: preliminar, primário, secundário eterciário.
* O tratamento preliminar objetiva apenas a remoção dos sólidos grosseiros (materiais de maiores dimensões e areia) por meio de mecanismos físicos de sedimentação.
* O tratamento primário visa, por meio de mecanismos estritamente físicos, a remoção de sólidos sedimentáveis e, em decorrência, parte da matéria orgânica.
* No tratamento secundário, predominam os mecanismos...
tracking img