Tratamento de esgoto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1534 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
. RESUMO
Em relação a visita técnica na Estação de Tratamento de Esgoto (E.T.E) Lagoa Encantada, será abordado os seguintes tópicos, os processos do esgoto bruto que chega na estação até sua passagem nas lagoas de estabilização e seus términos nos córregos como o Córrego do Caju, e Rio Cuiabá, e o por que de tratar o esgoto doméstico.

3. INTRODUÇÃO:
O sistema de tratamentona E.T.E Lagoa Encantada se baseia no sistema de lagoas de estabilização que se constitui a forma mais simples para tratar-se um esgoto.
É formada por desarenador, calha parshall tem por objetivo remover por ação física o material sólido grosseiro, além dos sólidos decantáveis como areia e três lagoas, uma lagoa facultativa, e duas lagoas de maturação cuja função é de remover organismospatogênicos.
Para o fim do processo leva-se em torno de 12 dias, e após o esgoto tratado ele é lançado no Córrego do Caju e também no Rio Cuiabá, que são os corpos de água receptor.


4. MATERIAIS E MÉTODOS (PARTE EXPERIMENTAL)

5. RESULTADOS E DISCUSSÃO

Estação de tratamento de esgoto- Lagoa Encantada

Os sistemas de lagoas de estabilização constituem-se na forma mais simples para otratamento de esgotos. No caso da Lagoa Encantada seu esgosto é captado pelo córrego do Caju e seu é constituída por uma desarenador, calha parshall e três lagoas, uma lagoa facultativa, e duas lagoas de maturação que demora em média 12 dias para todo o processo, e não entra esgoto hospitalar e lavagem de carro,pois o mesmo deve ter o próprio, entra somente domésticos, se ocorres de entrar percebe-sepelo pH pois o mesmo aumenta.
. As lagoas da E.T. E do CPA III foram construídas com as seguintes dimensões: Lagoa Facultativa Largura – 155,80 m, Comprimento – 427,80 m, Profundidade – 1,25 m. As lagoas de maturação possuem as seguintes dimensões: Lagoa de Maturação - Largura – 97,60 m, Comprimento – 335,20 m, Profundidade – 0, 90, num total de 31,7 hectares.
Relatando o processo e asfunções de cada lagoa e seu tratamento temos:
O primeiro tratamento é composto pela grade (remoção de sólidos grosseiros e areia, age por meio de mecanismos de ordem física), e pelo desarenador que filtra 104 l/s e calha parshall, tem por objetivo remover por ação física o material sólido grosseiro, além dos sólidos decantáveis como areia. As principais finalidades da remoção dossólidos grosseiros são:
Ø Proteção dos dispositivos de recalque;
Ø Proteção das unidades de tratamento subsequentes;
Ø Proteção dos corpos receptores.
No Desarenador ficam retidas, por sedimentação, as partículas minerais pesadas com predominância de areia. A matéria orgânica, sendo de sedimentação bem mais lenta, permanece em suspensão, seguindo para as unidades de jusante.Entrada do esgoto bruto e a grade separando resíduos sólidos.

Desarenador que vem após a grade.

Após o Desarenador foi prevista uma Calha Parshall, para controle da velocidade no canal de sedimentação, para medição de vazão e aplicação de produtos químicos.
As finalidades básicas da remoção da areia são:

Ø Evitar abrasão nos equipamentos e tubulações;
Ø Eliminar oureduzir a possibilidade de entupimento de tubulações, tanques e orifícios;
Ø Facilitar o transporte líquido, principalmente à transferência de lodo, em suas diversas fases.

Continuação do desarenador e a Calha Parshall representada.

Com esse processo a agua filtrada passa para os processos nas lagoas.
O processo secundário será através de Reator Anaeróbio de FluxoAscendente. No reator a biomassa cresce dispersa ao meio, formando pequenos grânulos.
A concentração das bactérias é bastante elevada formando uma manta de lodo. O efluente entra embaixo do reator e possui fluxo ascendente.Seu funcionamento é bastante simples. O afluente entra pelo fundo de uma caixa circular divisora de vazão, localizada no centro e acima do nível d’água. Ai ocorre um...
tracking img