Tratamento de efluentes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3632 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CEFET – CENTRO DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS










A APLICAÇÃO DA HIDROXIAPATITA EM PROCESSO DE TRATAMENTO DE EFLUENTES ATRAVÉS DA ADSORÇÃO






Aluno: Adriano de Souza Pereira
Orientador: Prof. Doutor Roberto Flávio Góes Padula





Belo Horizonte
2012
SUMÁRIO
CONTEÚDO PÁGINA
RESUMO 02
1- INTRODUÇÃO 03
1.1.Àgua e metais pesados 03
1.2. Processo deAdsorção 04
1.3. Hidroxiapatita e Efluentes industriais 04
1.4. Mecanismos de adsorção 05
1.5. A natureza dos adsorventes 06
1.5.1. Hidroxiapatita 06
2 .OBJETIVOS 09
3. METODOLOGIA 09
3.1 Materiais 09
3.1.1 Efluente contendo cádmio como contaminante 09
4. RESULTADOS ESPERADOS 10
4.1. Adsorção de cádmio em hidroxiapatita 10
5. DISCUSSÕES 11
6.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12

LISTA DEFIGURA

Figura 1: Hidroxiapatita 11


RESUMO

A escassez de água é uma das maiores preocupações da atualidade, considerada como o maior desafio deste século. Os metais pesados são considerados um risco potencial para a saúde dos seres humanos e o meio ambiente. O cádmio é uma séria ameaça à saúde humana, pois este se acumula ao longo da cadeia alimentar. A utilização industrial deste metalé intensa nas indústrias de pigmentos de tinta, plásticos, preparação de ligas metálicas e baterias de prata-cádmio(VOLESKY, 1990; WASE J FORSTER, 1997; CORDERO, 2004).Dentre os adsorventes para metais pesados, a hidroxiapatita (Hap) é uma apatita com radical monovalente, hidroxila, e é o principal constituinte do esmalte dos dentes (REIS, 2005). O objetivo do presente trabalho será investigar odesempenho do processo de adsorção de metal pesado utilizando um adsorvente inorgânico sintético, a hidroxiapatita. Será investigado visando à remoção de metais pesados de efluentes aquosos. Esperamos verificar que a cinética para as diferentes concentrações de efluente sintético investigadas sejam rápidas, atingindo praticamente o patamar em apenas 2 horas de contato. Espero que erros experimentaissejam bastante pequenos e uniformes, o que salientará que a metodologia experimental e as análises químicas apresentarão alta reprodutibilidade e confiabilidade em plantas industriais ao sair do plano experimental laboratorial.Os ensaios experimentais empregando a hidroxiapatita como adsorvente mostrem que a Hap possui maior afinidade por íons cádmio do que pelos demais íons dissolvidos noefluente teste. Poderemos conceituá-la como um material de custo x benefício aceitável e aplicável a plantas industriais de maior porte.



PALAVRAS-CHAVE:HIDROXIAPATITA, EFLUENTE, CÁDMIO




1- INTRODUÇÃO
1.1. Água e metais pesados
A escassez de água é uma das maiores preocupações da atualidade, considerada por alguns especialistas como o maior desafio deste século. No entanto, tãoimportante quanto aumentar a oferta é investir na preservação da qualidade e no reaproveitamento da água que dispomos hoje.
O problema do uso sustentável e responsável dos recursos hídricos vem sendo discutido atualmente por diversos pesquisadores, ambientalistas e representantes da sociedade civil. Dados alarmantes sobre a distribuição desigual de água doce, a má utilização deste recurso e apossibilidade da sua escassez têm acarretado uma maior preocupação por parte das entidades fiscalizadoras e o estabelecimento de leis ambientais mais severas para o descarte de efluentes.
Neste contexto, o reuso de água apresenta-se como uma solução para a utilização racional deste recurso. As indústrias, de um modo geral, são grandes consumidoras deste precioso líquido e geram enormes quantidades deefluentes que devem ser tratados antes de serem descartados. Portanto, a possibilidade de diminuição da captação de água e, conseqüentemente, do seu consumo em diversas correntes dos processos e para diferentes finalidades, como por exemplo, a utilização de água de boa qualidade para resfriamento de reator, deve sempre ser avaliada analisando-se a problemática atual.
Além disso, a crescente...
tracking img