Gestao de pessoas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1166 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GRUPO EDUCACIONAL
UNIESP
UNIÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO DO ESTADO DE SÃO PAULO

TURMA: 2º - MARKETING

GESTÃO DE PESSOAS
LIDERANÇA

São Paulo
2011/2

GRUPO EDUCACIONAL
UNIESP
UNIÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO DO ESTADO DE SÃO PAULO

ROBSON NASCIMENTO RA 0000003731
MARCOS JOSE DOS SANTOS RA 0107110366AMANDA DE BRITO CARVALHO RA 0000003274
MARIA R SOUZA OLIVEIRA RA 0000003588
NAIR M. GONÇALVES RODRIGUES RA 0000003813
VINICIUS RODRIGO F E SILVA RA 0000002703

TURMA: 2º - MARKETING –

GESTÃO DE PESSOAS
LIDERANÇA

São Paulo
2011/2

Sumário

Introdução1
Estilo de Liderança2Autocratico2.1
Democrático2.2
Liberal2.3
Teoria sobre Liderança3
Conceitos de liderança4
Como se desenvolve a liderança4.1
Conclusão5

1. Introdução

A liderança é o fator responsável pelo sucesso de uma empresa, sabendo-se que a empresa não existiria se não tivesse o material humano para compor tal instituição e este pessoal necessitará de um líder para movê-los aconquista do objetivo imposto, o conteúdo a seguir levará o leitor a compreender o que é realmente a liderança. Abaixo segue trechos trazidos pelo professor Ivanilton bastante relevantes :

Liderança é influenciar os outros, fazer com que a energia se mova e que com a sinergia o encontro entre pessoas aconteça de fato, liderança é um processo continuo. (O monge e o executivo, James C. Hunter1998,p.7).
Liderança não é necessariamente um dom no qual somos contemplados por época do nosso nascimento, liderança é um processo continuo é uma habilidade que poderá ser adquirida.
“Você deve ser a mudança que quer ver no mundo. (Gandhi)



2. Estilos de Liderança   

              
Um conceito sobre liderança deve ser quebrado afinal liderança não significa  apenas poder hierárquico esim a capacidade que uma pessoa pode influenciar sobre a outra.
Na nova concepção de Liderança o líder deve servir aos liderados e trabalhar como agente motivador e facilitador. Cai aí o conceito de resultados através de pessoas e designa-se o resultado com pessoas. Além de identificar talentos, o líder deve criar um ambiente favorável para que estes talentos se desenvolvam. Dentre os fatoresmais importantes que influenciam na construção de um ambiente de trabalho propício, estão comunicação e confiança.
Não é possível traçar uma personalidade de um líder, pois a  liderança não é um dom ou seja são conhecimentos que adquirimos com o decorrer do tempo ou até mesmo das necessidades.
Liderar uma equipe não é necessariamente possuir técnicas excepcionais mas sim saber agir mediantecomportamento das pessoas no seu mundo corporativo e social.
Para um líder iniciante  sem experiência no papel que vai desenvolver cabe ao gestor mostrar os caminhos a serem trilhados e treinando o mesmo para a execução de um bom trabalho.È relevante também que o líder deve agir conforme os objetivos que deseja alcançar.
Existem três tipos de liderança que são:

2.1 Autocrático:

Apenas o líderfixa as diretrizes, sem qualquer participação do grupo determinando assim as técnicas que irá ser usada para o desenvolvimento do trabalho, na medida em que se tornam necessárias e de modo imprevisível para o grupo, escolhendo a tarefa que cada um deve executar e qual o seu companheiro de trabalho.
Subordinados

Líder

 

Ênfase no líder

2.2 Democrático:

O próprio grupo esboça asprovidencias e as técnicas para atingir o alvo, solicitando aconselhamento técnico ao líder quando necessário, passando este, a sugerir duas ou mais alternativas para o grupo escolher, as tarefas ganham novas perspectivas com os debates.
A divisão das tarefas fica a critério do próprio grupo e cada membro tem liberdade de escolher os seus companheiros de trabalho. O líder é "objetivo" e limita-se aos...
tracking img