Tratamento de caldo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1436 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO - TECNICO EM QUIMICA

PERIODO DE ESTAGIO 04 DE JUNHO DE 2012 A 13 DE JULHO DE 2012

USINA SÃO MARTINHO , INDÚSTRIA, PRODUÇÃO ,TRATAMENTO DE CALDO

PRADÓPOLIS SP 2012

INDICE
1 SEPARAÇÃO DO BAGACILIO
2 PRÉ AQUECIMENTO
3 HIDRATAÇÃO DE CAL
4 APLICAÇÃO DO LEITE DE CAL
5 SULFITAÇÃO
6 AQUECEDORES DE CALDO
7 FLASHEAMENTO
8 DECANTAÇÃO
9 PENERAMENTO
10CONTROLE DE QUALIDADE


SUMARIO
No processo da fabricação de açúcar e etanol , o processo dividi-se em varias partes todas de suma importância , nesse relatório trata-se do tratamento do caldo na fabricação de açúcar e etanol . O caldo extraído na moagem da cana não pode ir direto pra fabricação de seus derivados , antes passa por um tratamento químico , pois nele contém impurezas solúveis einsolúveis , o tratamento do caldo também tem a função de corrigir o ph clarear o caldo para o processo a seguir .
O primeiro passo depois da extração e o ganho de temperatura que vai ajudar na calagem e na decantação ,o caldo passa num trocador de calor a placas e ganha temperatura equivalente a um deu ta , em seguida vai pra caixa de dosagem onde recebe o leite de cal na sucção da bomba , adosagem é programada com base em ph digitais instalados no processo que ,determina as bombas a dosagem necessária pra que o caldo tenha o ph desejável , tendo suas variações .
Com o caldo caleado e com ph corrigido ele vai pros aquecedores que além de ganhar temperatura satisfatória na decantação ajuda na eliminação de microrganismo .A temperatura alta , agita as moléculas desse caldo deixando–o agitado dessa forma ele passa num balão de flesheamento que ajuda na dispersão dessas moléculas agitadas fazendo com que esse caldo entre tranquilo dentro dos decanta dores e não agite a decantação .
No processo de produção de açúcar é usado a sulfitação com objetivo de reduzir a cor do caldo , pois inibe a formação de melaninas e caramelos , produzir xarope com menor viscosidade , oque facilita na cristalização da sacarose e inibe o amarela mento do açúcar .
O caldo entra nos decanta dor e logo recebe o polímero floculante que tem a função de agrupar os floculos do caldo e então sedimentar o material em suspenção dentro do decanta dor . No decantador , o polímero atuará na aglomeração dos flocos finos , aumentando a velocidade de sedimentação , compactação e redução dovolume de lodo e portanto uma diminuição da turbidez do caldo
Após ocorrer a decantação do caldo é feita a separação do caldo clarificado a maioria dos decantadores é feita separação do caldo pela força da gravidade , em que a parte superior dos decantadores fica o caldo limpo e na parte inferior o lodo formado .O caldo clarificado que sai do processo de decantação ainda sai com bagacilhoque não foi decantado por isso o caldo passa nas peneiras rotativas e estáticas terminado o processo de tratamento do caldo .
O controle de qualidade desse processo é padronizado com PTP (padrão técnico de processo ) que é uma estrutura do sistema da qualidade de SM para smi de acordo com a NP.GSM.GQU.012-ANEXO 1 ESTRUTURA DO SISTEMA GESTÃO INTEGRADA .
Esse controle uma vês instalado temparâmetro estabelecido para cada produto final de cada etapa do processo entre eles estão brix , art., ufc , ar , pol., caldo clarificado , caldo pré –evaporado , caldo sul fitado , vapor de escape , condensado, rejeito , filtrado e diluído, o processo conta com a ajuda de um laboratório que realiza as análises que além de ajudar no controle de qualidade ajuda o sistema operacional em correção doprocesso ocasionado pela variação de vazão do caldo misto esse laboratório é integrado ao processo que nas analises cosegue controlar o processo e até prevenir a danificação dos equipamentos.
Objetivo
O objetivo do tratamento de caldo , Máxima eliminação de não açúcares , obter caldo com baixa turbidez ,promover a mínima formação de cor , obter a máxima taxa de sedimentação (decantação) ,...
tracking img