Corel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3451 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Na figura anterior, o nosso coleguinha poderia ficar careca num piscar de olhos, isto mostra que as figuras vetoriais são compostas por pequenos objetos organizados. Abra o arquivo de nosso desenho exemplo e separe algumas partes, em seguida, desfaça o procedimento movendo as partes para o local de origem ou, selecione a opção Desfazer do menu Editar, tantas vezes necessário. Agora, vamosselecionar todos os objetos e, logo após, dar um clique sobre o botão Agrupar/Desagrupar da barra de ferramentas ou, escolha a opção Agrupar do menu Organizar. Pronto, todos os objetos passam a fazer parte de um único bloco. Verifique que é impossível selecionar apenas uma parte do desenho.

Para desagrupar os objetos, clique no mesmo botão na barra de ferramentas ou, selecione a opção Desagrupar domenu Organizar, este comando só estará disponível se o objeto estiver agrupado.

DUPLICAR E CLONAR Duplicar um objeto não é novidade pois, com os comandos Copiar e Colar conseguiria obter este resultado que por sinal, são velhos conhecidos de outros programas. Mas este procedimento no CorelDraw, não é nada prático, por isto existem outros recursos bem mais rápidos para a duplicação dos objetos.Para duplicar um ou mais objetos, basta selecioná-los e, em seguida, pressionar as teclas Ctrl+D ou, escolher a opção Duplicado do menu Editar. Após este procedimento, o CorelDraw cria uma cópia exata de todos os objetos selecionados e os desloca para cima e a direita. Caso o desenho seja composto por vários objetos desagrupados, é recomendado que os agrupe antes de duplicá-los. A outra forma deduplicar objetos é através da opção Clone do menu Editar. Este recurso exibe a cópia da mesma maneira que o comando Duplicado, mas com a seguinte diferença: a cópia fica vinculada ao objeto original, isto é, qualquer mudança no objeto original, afeta também o clone.

ALINHANDO E DISTRIBUINDO O CorelDraw permite mover os objetos de forma controlada nos sentidos horizontal e vertical e distribui-lossobre a área selecionada ou na página inteira. Para alinhar e distribuir dois ou mais objetos, basta selecioná-los e escolher a opção Alinhar e Distribuir do menu Organizar. No quadro de diálogo exibido, você poderá escolher um ou mais botões de alinhamento ou distribuição, logo após, clique sobre o botão Aplicar para ver o resultado. Combine alguns botões para conhecer melhor este recurso demovimentação controlada.

ORDENANDO OBJETOS A sobreposição de objetos em uma página é muito comum, diante desta situação o CorelDraw oferece recursos para avançar e recuar objetos que estão um sobre o outro. Crie três desenhos coloridos sobrepostos, conforme figura a seguir, e use os comandos Para a Frente, Para Trás, Avançar Um e Recuar Um do menu Organizar, sobre os objetos, isto é, após desenharas figuras geométricas uma sobre a outra, use a ferramenta Seleção para selecionar o objeto que sofrerá a ação do comando. As opções Para a Frente e Para Trás estão disponíveis em botões de mesmo nome na barra de ferramentas.

COMBINANDO OBJETOS A combinação de objetos gera um objeto composto de dois ou mais objetos selecionados - sobrepostos ou não. O objeto combinado terá cor de preenchimentoe contorno igual ao último objeto selecionado. Usando as mesmas figuras exemplo, do assunto anterior, selecione-as e escolha a opção Combinar do menu Organizar.
Você poderá separar os objetos através da opção Separar do menu Organizar, mas as cores de preenchimento e contorno permanecerão as mesmas do objeto combinado.

EDITANDO TEXTO
Como qualquer programa de editoração eletrônica, oCorelDraw permite a criação e edição de textos, aplicar recursos de formatação e alinhamentos, e recursos especiais como arrastar letras independentes uma das outras e criar textos combinados com figuras geométricas.

FERRAMENTA TEXTO
O CorelDraw permite dois tipos de entrada de texto no documento: Texto Artístico e Texto Parágrafo, as duas formas estão disponíveis na barra de ferramentas para...
tracking img