Sherwin williams

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 36 (8817 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]




CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING



CIRON ULISSES VASCONCELOS ALMEIDA








ESTRATÉGIAS PARA CONQUISTAR A LIDERANÇA NO
MERCADO DE TINTAS ANTICORROSIVAS NO ESTADO DO CEARÁ:
SHERWIN-WILLIAMS











FORTALEZA

2007
[pic]



CIRON ULISSES VASCONCELOS ALMEIDA









ESTRATÉGIAS PARA CONQUISTAR A LIDERANÇA NO
MERCADO DE TINTASANTICORROSIVAS NO ESTADO DO CEARÁ:
SHERWIN-WILLIAMS














FORTALEZA


CIRON ULISSES VASCONCELOS ALMEIDA












ESTRATÉGIAS PARA CONQUISTAR A LIDERANÇA NO
MERCADO DE TINTAS ANTICORROSIVAS NO ESTADO DO CEARÁ:
SHERWIN-WILLIAMS










Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Curso Superior deTecnologia em Marketing da Faculdade Integrada do Ceará, como requisito para obtenção do grau de tecnólogo. Sob a orientação do professor: Winnesburg Gonçalves de Farias.




FORTALEZA
2007
1 INTRODUÇÃO

O presente projeto tem como objetivo demonstrar o atual cenário competitivo e tecnológico no segmento de tintas e vernizes focado para o sistema anticorrosivo no Estado do Ceará.
Acorrosão representa um grave problema que afeta todos os setores da atividade industrial. Em face disso, indústrias especializadas na fabricação e comercialização de produtos inerentes a este segmento, constataram haver mercado a ser explorado e conquistado.
Mediante esse contexto mercadológico, cuja demanda cresce tanto quanto as organizações industriais, a busca da liderança por partedas empresas que estão inseridas neste mercado, torna a competitividade bastante acirrada.
Outrossim, na concepção da Sherwin –Williams do Brasil, a conquista desse mercado torna-se uma prioridade organizacional, pois a sua sustentabilidade, permanência e sobrevivência numa economia globalizada, exige a busca desse objetivo.
Diante desse novo cenário estabelecido, necessário sefaz questionar como obter a total liderança desse mercado e perpetuá-lo.
O objetivo geral deste estudo consiste em que estratégias deverão ser utilizadas, de forma eficaz e eficiente, buscar através de um plano de contingências, a liderança absoluta do mercado de tintas anticorrosivas no estado do Ceará.
Para que o objetivo geral seja otimizado, diretrizes específicas devem serelaboradas com o intuito de fornecer subsídios suficientes a realização deste respectivo objetivo. Nesse sentido, as metas estão centradas na identificação de oportunidades de negócios mais promissoras para a empresa e definir como penetrar, conquistar e manter posições satisfatórias em mercados competitivos.
Para isso, o autor utilizou-se de hipóteses plausíveis, razoáveis e verificáveis, aponto de não contradizer a realidade da empresa e do mercado a ser conquistado.
Dentre as hipóteses elaboradas, sugeriu-se implantar um programa de Qualidade Total na organização no sentido de otimizar os processos organizacionais; aplicação de estratégias como ferramentas imprescindíveis na busca da liderança do respectivo mercado; o comércio eletrônico como alternativa no processo devendas e relacionamento com os clientes; prospecção de clientes através de uma força de vendas e a introdução de novos produtos e serviços como forma de diferenciar dos concorrentes.
Após a elaboração das hipóteses, o autor construiu com base nos objetivos geral e específico, um plano de contingências no sentido de por em prática as ações que levassem ao foco principal do referido projeto,ou seja, a busca da liderança no mercado de tintas e vernizes anticorrosivos no estado do Ceará.
A primeira alternativa trata-se das vendas em uma visão holística, onde a atividade de vendas exerce um fator preponderante na realização dos objetivos organizacionais, através da comercialização de seus produtos e serviços.
A segunda alternativa retratará a importância de um...
tracking img