Transtornos de aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2525 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTERVENÇÕES ESCOLARES NO TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE
Iasmin Moura


O transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) é um dos transtornos psiquiátricos mais comuns da infância e adolescência.
Os estudos nacionais e internacionais situam a prevalência do TDAH entre 3% e 6% sendo realizados com crianças em idade escolar na sua maioria.
No Rio Grande do Sul,avaliando-se 1.013 alunos de 64 escolas estaduais, encontrou-se uma prevalência média de 5,8%. Se tomarmos o limite inferior da margem de segurança desse estudo, isso significa esperar ao menos um aluno acometido em cada turma de aproximadamente 40 alunos.
O TDAH é um transtorno neurobiológico, de causas ainda desconhecidas mas com forte participação genética na sua etiologia, que aparece nainfância e frequentemente acompanha o individuo por toda a sua vida. Ele não é um transtorno da aprendizagem (TA), mas os sintomas nucleares desse transtorno – a desatenção, a hiperatividade e a impulsividade – tem um grande impacto no desenvolvimento acadêmico. Sendo assim, é um transtorno que afeta secundariamente a aprendizagem. Embora muitas crianças apresentem somente o TDAH, outras apresentaco-morbidades nas áreas da aprendizagem e do comportamento.

AS REPERCUSSÕES DO TDAH NA APRENDIZAGEM

É sabido que déficits de atenção significativos, associados ou não à hiperatividade, frequentemente comprometem o rendimento escolar, já que a atenção seletiva a estímulos relevantes é condição para a ocorrência das aprendizagens em geral, particularmente as escolares; entretanto, há controvérsiana literatura quanto ao tipo dessa relação: se é de causa/efeito ou de co-morbidade.
Os resultados de Mayes e colaboradores sugerem que os problemas de atenção e aprendizagem estão inter-relacionados e geralmente coexistem, embora difiram em grau. Mesmo as crianças com TDAH sem TA tiveram maiores dificuldades nos testes de desempenho acadêmico do que seus pares sem TDAH e TA. Na mesma pesquisaas crianças com TA, mas sem preencher os critérios de TDAH, tiveram maiores problemas de atenção do que seus pares sem TDAH e TA. Na sua amostra 70% das crianças com TDAH preencheram critérios para TA.
Em relação ao tipo de TDAH (combinado, desatento ou hiperativo), Marshall e colaboradores sugerem que os estudantes com TDAH do tipo desatento são aqueles que apresentam maiores dificuldades nasrealizações acadêmicas, já que os sintomas de desatenção seria o maior causador das dificuldades de aprendizagem.
Os estudos sobre co-morbidades entre TDAH e TA encontram taxas que variam desde 20% até 50%, em amostras não referidas, podendo chegar a 70% em amostras referidas.
Essas taxas ainda estão em discussão, pois refletem muito mais metodologias distintas para a definição do diagnosticode TA do que reais diferenças na prevalência da co-morbidade.
Independentemente das taxas de prevalência e do tipo de relação que existe entre TA e TDAH, seja co-morbidade e/ou causa-efeito, o fato é que as crianças com TDAH tem maior propensão a apresentarem dificuldades em algum aspecto da área da aprendizagem.
Para ilustrar, apresentam-se os resultados obtidos em uma amostra com 42 criançascom TDAH, de acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DCM- IV) , todas essas crianças estavam sendo acompanhadas pelo Programa de Transtorno de Déficit de Atenção do Hospital de Porto Alegre (PRODAH) no momento desse levantamento.
Para participar da pesquisa, era necessário preencher os seguintes critérios: ter TDAH de qualquer subtipo; apresentar um QI estimadoigual ou superior a 80 (avaliado por um psicólogo treinado por meio da aplicação dos subtestes de Vocabulário e Cubos da Escala de Inteligência de Weschler – 3ª edição) e com escolaridade igual ou superior a 3ª série (de acordo com o DSM – IV, um TA não pode ser diagnosticado antes de dois anos de escolaridade).
Todas as crianças foram testadas por instrumentos geralmente utilizados na avaliação...
tracking img