Transtornos de aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2360 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AEMS
ASSOCIAÇÃO DE ENSINO E CULTURA DE MATO GROSSO DO SUL
FACULDADES INTEGRADAS DE TRÊS LAGOAS
PSICOLOGIA

ANA MARIA LACERDA CANDIDO

TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM E SEUS QUADROS CLÍNICOS NO CONTEXTO PSICANALÍTICO






TRÊS LAGOAS
2012
AEMS
ASSOCIAÇÃO DE ENSINO E CULTURA DE MATO GROSSO DO SUL
FACULDADES INTEGRADAS DE TRÊS LAGOAS
PSICOLOGIA

ANA MARIA LACERDA CANDIDOTRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM E SEUS QUADROS CLÍNICOS NO CONTEXTO PSICANALÍTICO

Trabalho acadêmico apresentado à disciplina Psicomotricidade ministrada pelo (a) professor(a) Juliana Apolinário da 6ª série, do Curso Psicologia.

TRÊS LAGOAS
2012
INTRODUÇÃO
O presente trabalho trata-se de uma pesquisa feita sobre Transtornos de Aprendizagem e seus quadros clínicos. Apresentando temas comoDispraxia, Hiperatividade e TDA, Dislexia, Disortografia e Disgrafia. Todos eles com seus sintomas e as melhores formas de tratamento.

TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM E SEUS QUADROS CLÍNICOS NO CONTEXTO PSICANALÍTICO
DISPRAXIA
Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) é uma denominação para Dispraxia, conhecida também como Síndrome do Desastrado. Trata-se da dificuldade de desempenharmovimentos corretamente. Um distúrbio que pode afetar todas as habilidades motoras, por isso os dispráxicos são chamados de desajeitados.
Nos dispraxicos existe uma deficiência no tônus muscular dificultando o desenvolvimento de movimento simples de braços, pernas, tronco, mãos e pés. Não existe uma harmonia entre os movimentos. A execução de atividades comuns como correr, agarrar, agachar oubalançar, é prejudicada. Em muitos casos, por conta da deficiência muscular, também existe a dificuldade na aprendizagem da fala e também dificuldade para comer. O rendimento escolar também é prejudicado, as atividades devem sempre ser repetidas, quando isso não é feito, seu aprendizado pode regredir ainda mais.
Em seus primeiros anos de vida, as crianças dispráxicas vão aprendendo a sentar,engatinhar e vão falando suas primeiras palavras conforme o desenvolvimento do cérebro. Entretanto, chega um momento do crescimento, em que o seu desenvolvimento é mais lento que o considerado normal.
Em seu comportamento social a criança dispraxica, quando mais velha, tende a ser mais retraída, sempre excluída das atividades e brincadeiras da outras crianças. Prefere sempre atividades maissedentárias, como assistir TV, jogar vídeo game ou ficar no computador. Nas atividades motoras ela desiste rápido, tem baixa auto-estima.

TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM E SEUS QUADROS CLÍNICOS NO CONTEXTO PSICANALÍTICO

HIPERATIVIDADE
É difícil falar sobre Hiperatividade se não falarmos do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Estes dois distúrbios estão sempre muito ligados, por isso asigla TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Trata-se de um transtorno neurobiológico, com causas genéticas, que aparece na infância e consequentemente acompanha o individuo por toda sua vida. Estudos científicos provam que os portadores de TDAH possuem uma alteração na região frontal do cérebro, a região orbital, que é responsável pela inibição de comportamentos impulsivos eindesejados, e também é responsável pela atenção, memória, autocontrole e planejamento.
As crianças com déficit de atenção, principalmente os meninos, são muito agitadas e inquietas. Elas têm dificuldades para prender a atenção em atividades muito longas e repetitivas. São sempre muito agitadas, em sala de aula estão sempre mexendo os pés, não conseguem manter-se sentadas e viradas olhandopara frente, sempre pedindo para sair, mexendo em tudo, a mesma coisa em casa e em qualquer outro lugar. Quando elas são estimuladas e se dedicam a fazer algo de seu interesse, conseguem ficar mais tranquilas. Mas infelizmente, não fazemos coisas que nos dão prazer e que nos interessam desde a hora que acordamos até a hora que vamos dormir, por isso não se deve excluir o TDAH nessas situações....
tracking img