Aprendizagem e transtornos da aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (838 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Aprendizagem e Transtornos da Aprendizagem














Aprendizagem e Comportamento
Entender o comportamento humano é de grande utilidade para a sociedade como um todo e deespecial importância para a psicologia. Quanto maior o saber da psicologia sobre o comportamento e a aprendizagem de novos comportamentos, maior a possibilidade de mudança, visando o bem-estar de todos. Apsicologia comportamental procura estudar e compreender o comportamento.
A aprendizagem pode se entendida como uma mudança no comportamento, mudança que se mantêm relativamente estável no futuro. Ouseja, havia uma série comportamentos, e agora encontramos no um novo comportamento, o organismo aprendeu e manteve um nova possibilidade de alterar o seu meio ambiente. Pode ser dizer que aaprendizagem dos seres humanos, com grande potencial, representa a sua possibilidade de evoluir, e ter sucesso em seu processo evolutivo. É esse potencial de aprendizagem que permite as transformações sociais,culturais e tecnológicas, que levam a espécie humana a modificações importantes em seus meio.
· Condicionamento respondente
O condicionamento respondente é particularmente importante no que dizrespeito à sobrevivência do organismo, além da manutenção do seu bom funcionamento pois possibilita uma aprendizagem rápida e relativamente simples.
Nos seres humanos, o condicionamento respondentepermite ao organismo uma adaptação bem sucedida ao ambiente, como por exemplo, temos o caso de uma pessoa que comeu feijoada, que por conseqüência ficou com mal-estar, depois o leve cheiro de feijoadaelicia respostas no organismo de mal-estar, o que lhe permite se preservar de um possível mal-estar, se comesse aquele prato.

· Comportamento Operante

O comportamento que opera no meio e portanto,o modifica é controlado principalmente pelas conseqüências que ocasionam as respostas do organismo no meio. A diferença entre o operante e o respondente é que o primeiro produz comportamento...
tracking img