Transtornos de aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1912 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

No presente trabalho, pretendemos falar de Transtornos da Personalidade e da Aprendizagem. Os transtornos são caracterizados por padrões de interacção interpessoais desviantes da norma, que o desempenho do indivíduo tanto na área profissional como em suas vidas privadas podem ficar comprometido.

Os transtornos da personalidade apresentam o perigo de uma estigmatização do pacienteA Metodologia usa para realização desse trabalho foi feita com base na revisão bibliográfica e internet.

Conceitos

Segundo Carl Jung , uma personalidade é um todo vivo, individual, único e autómato que se vai construindo a partir do nascimento, por uma integração dinâmica de factores orgânicos, intelectuais, éticos, efectivos e sociais.

Considera-se uma personalidade perturbada quando os seustraços se tornam rígidos, excessivos, excêntricos e desadequados, impedindo uma adaptação saudável as mudanças do ambiente e ao bom relacionamento interpessoal.

Os transtornos de personalidade afectam todas as áreas de influência da personalidade de um indivíduo, o modo como ele vê o mundo, a maneira como expressa as emoções, o comportamento social.
Caracteriza um estilo pessoal de vida maladaptado, inflexível e prejudicial a si próprio e aos conviventes. Essas características, no entanto apesar de necessárias não são suficientes para identificação dos transtornos de personalidade, pois são muito vagas.

Grupos de distúrbios de personalidade

I. Grupo
Neste grupo constam os indivduos caracterizados por deterem pensamentos estranhos, comportamentos excêntricos e uma tendência mórbidapara o isolamento, este grupo, esta mais propenso a desenvolver sintomas psicóticos. Fazem parte deste grupo os seguintes transtornos:

* Transtorno de personalidade esquizóide ― Indivíduos isolados socialmente, não expressam ou vivenciam emoções como alegria ou raiva, frios emocionalmente, indiferentes e não fazem questão de manter laços afectivos com outras pessoas, sendo assim, vistos comoindependentes emocionalmente. São muito introspectivos, e muitas vezes não têm amizades. Geralmente preferem viver sozinhos e isolados, tem pouco interesse em ter relações sexuais.

* Transtorno de personalidade esquizotípica ― Pessoas com as mesmas características ao esquizóide, contudo, estão mais próximas à esquizofrenia. Desconfiados, alguns podem acreditar que têm poderes especiais, outrospodem ser supersticiosos e cheios de "manias", sendo que geralmente possuem crença excessiva ou fanatismo religioso. Frequentemente participam de seitas excêntricas, ou acabam por se apegar excessivamente a alguma forma de "ocultismo" ou religiosidade, muitas vezes tornam-se fanáticos religiosos que passam a vida a "pregar" seus conceitos de forma exagerada, acreditando serem escolhidos por algumaentidade divina ou, ocasionalmente, acreditam sentir presença ocultas, ouvir vozes e chamados do além, entre outros comportamentos próximos às psicoses

* . Transtorno de personalidade paranóide ― São pessoas demasiadamente desconfiadas e paranóicas. Não conseguem confiar em outros, sempre alegam que vão ser passados para trás ou que estão tramando e conspirando algo contra ele. Em momentos destress, essas características tendem a piorar e são essencialmente rancorosos, com dificuldade em perdoar os erros e fracassos das outras pessoas. Atribuem isso sempre às supostas tramóias, conspirações, perseguições etc. São frios emocionalmente e podem se manter distantes às outras pessoas porque acreditam estar sempre sendo enganados, às vezes reagindo com hostilidade por motivosincompreensíveis aos olhos de outros.

II. Grupo
Neste grupo integram-se as pessoas que já se encontram doentes ou que não foi directamente feito o diagnostico ou são pessoas que se sentem mal e não expressam os seus incomodativos mal-estares psíquicos, vivem em perfeita confusão. Neste grupo, os sintomas inflexíveis dos distúrbios afectam muito mais as pessoas em sua volta, do que o próprio indivíduo....
tracking img