Transtornos alimentares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1199 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Transtorno alimentar

É um termo amplo usado para designar qualquer padrão de comportamentos alimentares que causam severo prejuízo à saúde de um indivíduo. São considerados como patologias e descritos detalhadamente pelo CID 10 (Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde), DSM IV (Manual Diagnóstico e Estatístico de Doenças Mentais) e pela OMS (OrganizaçãoMundial da Saúde). Geralmente apresentam as suas primeiras manifestações na infância e na adolescência. O diagnóstico precoce e uma abordagem terapêutica adequada dos transtornos alimentares são fundamentais para o manejo clínico e o prognóstico destas condições.
Aproximadamente 90% dos casos são de mulheres jovens, porém recentemente está havendo um aumento no número de transtornos em homens e emadultos de ambos os sexos. Esses transtornos atingem entre 1 e 4% da população e seguem aumentando de frequência significativamente nos últimos anos.

As causas dos transtornos alimentares

Não há uma única etiologia responsável pelos transtornos. Acredita-se no modelo multifatorial, com participação de componentes biológicos, genéticos, psicológicos, socioculturais e familiares.

Fatoresbiológicos: alterações nos neurotransmissores moduladores da fome e da saciedade tem sido postulados como predisponentes para os transtornos. Existem duvidas se tais alterações acontecem primariamente ou são decorrentes dos quadros.

Fatores genéticos: pesquisas indicam maior prevalência desses transtornos em algumas famílias, sugerindo uma agregação familiar com possibilidade de um fatorgenético associado.

Fatores socioculturais: a obsessão em ter um corpo magro e perfeito é reforçada no dia-a-dia. A valorização de atrizes e modelos, geralmente abaixo do peso, e oposição ao escárnio sofrido pelos obesos, é um exemplo disso.

Fatores familiares: dificuldade de comunicação entre os membros da família, interações tempestuosas e conflitantes podem ser consideradas mantenedoras dostranstornos.

Fatores psicológicos: Mesmo que a pessoa com bulimia consiga emagrecer com ajuda de medicamentos, sem resolver os fatores psicológicos é muito provável que ela volte a ter novas crises no futuro e continue infeliz consigo mesma. Alguns aspectos psicológicos frequentes em pessoas com bulimia são:
Baixa auto-estima,pensamento do tipo “tudo ou nada” (extremistas), ansiedade elevada,perfeccionismo, dificuldade de encontrar formas saudáveis de obter prazer e satisfação, excessivamente críticos, excessivamente exigentes, insatisfação constante.

Alguns Transtornos alimentares

Anorexia
Anoréxico atinge uma grande perda de massa, de modo que o seu índice de massa corporal se reduza a valores inferiores a 17,5 kg/m². A perda de peso pode ser efetivada por estrita restriçãodietética, em adição a exercícios físicos excessivos; outros, em conjunção a esses métodos, também podem abusar de técnicas purgativas (provocar-se vômitos, abusar de laxantes ou diuréticos, etc.) que acreditam resultar em perda das calorias consumidas, sem necessariamente, como no caso da bulimia, ter antes havido períodos de comilança desenfreada.

Hipergafia
Segundo a OMS, Hipergafia équando um evento traumático resulta em um aumento no consumo de alimentos e consequentemente um rápido aumento de peso, geralmente resultando em obesidade piorando a auto-estima e auto-confiança do indivíduo.

Ortorexia
É a obsessão por alimentos saudáveis e nutritivos excluindo uma grande quantidade de alimentos, principalmente os mais industrializados, dessa dieta. Quase sempre ocorre empaíses desenvolvidos.

Pica
É o impulso de comer objetos não nutritivos nem cuja ingestão é aceita socialmente. Pica pode ser observada em todas as idades, mas especialmente em mulheres grávidas e em meninos e meninas, mas especialmente em crianças sofrendo dificuldades em seu desenvolvimento infantil normal. Seu nome é baseado no nome latim de um corvo famoso por comer de tudo....
tracking img