Transtorno alimentar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1592 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRANSTONOS ALIMENTARES
INTRODUÇÃO
Os transtornos alimentares teve um maior interesse nos pesquisadores para tentar entender esse fenômeno em especial compreender não só a etiologia dos transtornos alimentares e também entender os aspectos biológicos, culturais, familiares, sociais e psicológicos.
Na etiologia dos transtornos alimentares é importante levarmos em conta o tratamento que envolve afamília com uma intervenção que envolva uma equipe multidisciplinar, de modo que envolva tanto no problema alimentar como nas dificuldades decorrentes. A importância do envolvimento da família no tratamento é porque esse transtorno ocasiona um desgaste no paciente no seu meio social e também na família. (NICOLETTI, 2010)
Os transtornos alimentares geralmente as suas manifestações são na primeirainfância e na adolescência é na infância que começa apresentar uma alteração na alimentação, por causa da preocupação excessiva como peso ou da forma corporal, assim pode interferir com desenvolvimento infantil, o transtorno da primeira infância que é um transtorno de ruminação que é a pica. Os transtornos alimentares que tem o aparecimento mais tardio que são anorexia nervosa e a bulimianervosa. (Appolinário, 2000)
O QUE É TRANSTORNOS ALIMENTARES
Os transtornos alimentares tem uma definição como desvios de comportamentos alimentares que pode levar a excessivo emagrecimento ou a obesidade, assim ocasionando outras complicações físicas.
Os principais tipos de transtornos alimentares são a Anorexia Nervosa e a Bulimia Nervosa, por ser uma patologia que apresenta sintomas em comunscomo: preocupações excessivas com o corpo, uma representação alterada da forma corporal e um medo patológico de engordar. Nesses casos os pacientes estabelecem um julgamento de si mesmos, baseados da forma física, as quais frequentemente percebem de formas distorcidas.
A prevalência desses transtornos alimentares é em mulheres, ainda que incidência masculina esteja aumentando, como por exemplo, aVIGOREXIA que tem sido predominante nos homens e mulheres que são obcecadas por músculos.
Os transtornos alimentares são todos aqueles que apresentam alterações graves na alimentação, os mais frequentes são Anorexia Nervosa e Bulimia Nervosa, mas também tem outros transtornos menos frequentes como: HIPERGAFIA, ORTOREXIA, PICA, SINDROME DE PRADER-WILLI, TRANSTORNO DA COMPULSÃO ALIMNETAR PERIÓDICA(TCAP), TRANSTORNO OBSESSIVO COMPULSIVO POR ALIMNETOS, TRANSTORNO DE RUMINAÇÃO, VIGOREXIA e outros transtornos alimentares não especificados, por não possuírem critérios para classificação usados no DSM IV.
ANOREXIA NERVOSA
A Anorexia Nervosa é um transtorno alimentar e emocional que consiste numa perda de peso, por intenso medo da obesidade. Por causa da luta pela magreza incentivada pelamídia, a anorexia passou ser comum e atingir as mulheres jovens a fim de se enquadrar nas exigências da sociedade e de padrões de beleza.
Os sintomas mais comuns na Anorexia Nervosa são:
• Medo intenso em ganhar peso, mantendo o peso abaixo do mínimo para sua idade e estatura.
• Dietas severas com a imagem corporal distorcida.
• Sensação de estar gorda quando está magra.
• Sentimento de culpaquando come
• Hiperatividade e exercício físico excessivo.
• Perda da menstruação
• Excessiva sensibilidade ao frio
• Mudanças no caráter como irritabilidade, tristeza, insônia, etc.
BULIMIA NERVOSA
A Bulimia Nervosa é um transtorno alimentar são episódios de excessiva ingestão de alimentos, podendo até ingerir 15 mil calorias em um dia (ditas como um ataque de gula) segundo estudos,gerando sentimento de culpa pela comida, assim a pessoa adota conduta perigosa para sua saúde como provoca vômitos fazer uso dos laxantes e diuréticos.
Os sintomas mais comuns na Bulimia Nervosa são:
• Comer compulsivamente em forma de ataques de fome e as escondidas.
• Preocupação constante em torno da comida e do peso.
• Condutas inapropriadas como o uso de laxantes, diuréticos e vômitos...
tracking img