Transporte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1276 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNCIONALIDADE E PRINCÍPIOS DO TRANSPORTE (LIVRO LOGISTICA EMP. BRANCO PAG. 279)
O TRANSPORTE É UM DOS ELEMENTOS MAIS VISÍVEIS DAS OPERAÇÕES LOGÍSTICAS. COMO CONSUMIDORES, ESTAMOS ACOSTUMADOS A VER CAMINHÕES E TRENS TRANSPORTANDO PRODUTOS OU ESTACIONADOS EM UM DEPÓSITO DE DISTTRIBUIÇÃO. EMBORA ESSA VISÃO DE UMA NOÇÃO RAZOÁVEL DA NATUREZA DOS SERVIÇOS DE TRANSPORTE, ELA NÃO PROPICIA MAIORCONHECIMENTO SOBRE O PAPEL DO TRANSPORTE NAS OPERAÇÕES. O PRINCIPAL OBJETIVO DO TRANSPORTE É MOVIMENTAR PRODUTOS DE UM LOCAL DE ORIGEM ATÉ UM DETERMINADO DESTINO MINIMIZANDO AO MESMO TEMPO OS CUSTOS FINANCEIROS, TEMPORAIS E AMBIENTAIS. AS DESPESAS DE PERDAS E DANOS TAMBÉM DEVEM SER MINIMIZADAS. AO MESMO TEMPO, A MOVIMENTAÇÃO DEVE ATENDER AS EXPECTATIVAS DE CLIENTES EM RELAÇÃO AO DESEMPENHO DAS ENTREGAS EA DISPONIBILIDADE DE INFORMAÇÕES RELATIVAS ÀS CARGAS TRANSPORTADAS.
PARTICIPANTES NAS DECISÕES DE TRANSPORTE (LIVRO LOGISTICA EMP. BRANCO PAG. 280)
PARA COMPREENDER AS TOMADAS DE DECISÃO EM TRANSPORTE, É NECESSÁRIO ENTENDER PRIMEIRO O AMBIENTE DE TRANSPORTE, QUE É SINGULAR, COMPARADO AS OUTRAS ATIVIDADES EMPRESARIAIS. COMPRADORES E VENDEDORES (POR EXEMPLO, UM CONSUMIDOR DOMÉSTICO E UMA LOJAVAREJISTA) SÃO OS PRINCIPAIS, SE NÃO OS ÚNICOS, PARTICIPANTES DA MAIORIA DAS TRANSAÇÕES COMERCIAIS. COMPRADORES E VENDEDORES NEGOCIAM SOZINHOS PRAZOS E CONDIÇÕES E, EM SEGUIDA, CONCLUEM A VENDA. EMBORA O ENVOLVIMENTO DO GOVERNO SEJA NECESSÁRIO EM ALGUMAS TRANSAÇÕES COMERCIAIS, ELE NÃO É COMUM NA MAIORIA DELAS.


AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO PARA ESCOLHA DOS MODOS DE TRANSPORTE (LIVRO GERENCIAMENTO DECADEIA DE SUP. PRETO PAG. 151)
O USUÁRIO DE TRANSPORTES TEM UMA VARIADA GAMA DE SERVIÇOS A SEU DISPOR, TODOS ELES GIRANDO EM TORNO DOS CINCO MODAIS BÁSICOS QUE SÃO O FERROVIÁRIO, O RODOVIÁRIO, O AQUAVIÁRIO, O DUTOVIÁRIO E O AÉREO.
DENTRE TODAS AS ALTERNATIVAS POSSÍVEIS, O USUÁRIO DEVE SELECIONAR O SERVIÇO OU COMBINAÇÃO DE SERVIÇOS QUE PROVIDENCIE O MELHOR BALANÇO ENTRE QUALIDADE OFERECIDA ECUSTO. ESTA TAREFA DE SELEÇÃO DE SERVIÇO NÃO É TÃO COMPLICADA COMO PARECE A PRIMEIRA VISTA, POIS AS CIRCUNSTÂNCIAS QUE CERCAM UMA SITUAÇÃO PARTICULAR GERALMENTE REDUZEM A ESCOLHA PARA APENAS POUCAS POSSIBILIDADES RAZOÁVEIS. PARA AUXILIAR ESTA DECISÃO O SERVIÇO DE TRANSPORTE PODE SER ENCARADO COM BASE NAS CARACTERÍSTICAS GERAIS DE TODOS OS SERVIÇOS. ESTES CRITÉRIOS SÃO:


EMBORA AS TARIFAS DEFRETE SEJAM IMPORTANTÍSSIMAS E MUITAS VEZES CONSTITUAM O FATOR DETERMINANTE DA OPÇÃO, O SERVIÇO CONTINUA SENDO O PRINCIPAL DENTRE TODOS OS FATORES. COMO DESTACAM EVERS ET AL., A PONTUALIDADE E A DISPONIBILIDADE SÃO POR DEMAIS IMPORTANTES PARA CADA UM DOS MODAIS, ENQUANTO OS CONTATO, A ADAPTABILIDADE, A DEVOLUÇÃO E OS CUSTOS TEM IMPORTÂNCIA RELATIVAMENTE MENOR. LEVANDO EM CONTA QUE NÃO PODE ESCOLHERUM SERVIÇO QUE NÃO ESTEJA DISPONÍVEL, FICAM NECESSARIAMENTE O TEMPO EM TRÂNSITO EM TRÂNSITO (AGILIDADE) E A VARIABILIDADE DO TEMPO EM TRÂNSITO (CONFIABILIDADE) COMO OS PRINCIPAIS FATORES NA ESCOLHA DE UM SERVIÇO, SEGUIDOS PELO CUSTO.
CLASSIFICAÇÃO DOS MODAIS (LIVRO LOGISTICA EMP. BRANCO PAG. 290/291)
OS MODAIS BÁSICOS DE TRANSPORTE FORAM EXPOSTOS EM SEU DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO E EM SUAPARTICIPAÇÃO NO MERCADO, EM TONELADAS-QUILÔMETROS DE CARGAS INTERMUNICIPAIS E RECEITAS DE FRETE.

VELOCIDADE É MARCADA AO TEMPO DE MOVIMENTAÇÃO. DISPONIBILIDADE É A CAPACIDADE QUE UM MODAL TEM DE ATENDER A QUALQUER ORIGEM/DESTINO. CONFIABILIDADE DECORRE DA POSSIBILIDADE DE ALTERAÇÕES NAS PROGRAMAÇÕES DE ENTREGA ESPERADAS OU DIVULGADAS. CAPACIDADE REFERE-SE A POSSIBILIDADE DE UM MODAL DE TRANSPORTELIDAR COM QUALQUER REQUISITO DE TRANSPORTE, COMO, POR EXEMPLO, O TAMANHO DA CARGA. FREQUÊNCIA DEPENDE DA QUANTIDADE DE MOVIMENTAÇÕES PROGRAMADAS.
CARACTERÍSTICAS OPERACIONAIS FERROVIÁRIO RODOVIÁRIO AQUAVIÁRIO DUTOVIÁRIO AÉREO
VELOCIDADE 3 2 4 5 1
DISPONILIDADE 2 1 4 5 3
CONFIABILIDADE 3 2 4 1 5
CAPACIDADE 2 3 1 5 4
FREQUENCIA 4 2 5 1 3
RESULTADO 14 10 18 17 16

NO BRASIL, AINDA EXISTE UMA...
tracking img