Transportes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2123 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CONCEITOS BÁSICOS: MODO DE TRANSPORTE – Tipo de veículo utilizado para a deslocação de pessoas e mercadorias. DISTÂNCIAS RELATIVA – Distância entre dois lugares, em função de factores sujeitos a variação, como tempo ou custo. TEMPO – Tempo necessário para percorrer uma distância, utilizando um determinado transporte. CUSTO – Custo de transporte para percorrer uma certa distância. ABSOLUTA –Distância real entre dois lugares, expressa em quilómetros e que não se altera com o tempo. O conceito de distância absoluta é cada vez mais uma coisa do passado, pois cada vez menos se mede em quilómetros mas sim no tempo que demoramos no seu percurso. A opção por um modo de transporte é fortemente condicionada pelo seu custo. O transporte rodoviário tem custos mais baixos para curtas distâncias oferroviário para médias e o marítimo para longas. Antes dos transportes mecânicos o homem dependia dos meios de transporte aquáticos, de tracção animal ou deslocava-se a pé. Com a Revolução Industrial e o caminho de ferro levou à exploração de novos espaços. A evolução seguinte é marcada pela invenção do motor de explosão e o aparecimento do automóvel que por ser flexível veio a dominar os transportesna maioria dos países. No século XX a revolução dos transportes esteve associada ao aumento da velocidade (o avião, o TGV). A capacidade de transporte de mercadorias aumentou com os comboios porta – contentores, camiões cisterna, frigoríficos e outras especializações.

ISÓCRONA – Linha que une pontos de igual distância – tempo. ISÓTIMA – Linha que une pontos com igual distância – custo.

OSTRANSPORTES FERROVIÁRIOS foram muito importantes para o desenvolvimento de regiões inexploradas e funcionou como factor de fixação de populações. Foi também muito importante no desenvolvimento das áreas suburbanas sobretudo nos movimentos pendulares. No entanto é um meio de transporte pouco flexível e muito caro quer nas infra-estruturas quer no equipamento circulante. O TRANSPORTE RODOVIÁRIO –Constitui actualmente o modo de transporte principal quer nas mercadorias, quer nos passageiros. Permite uma grande flexibilidade com uma densa rede de itinerários, adaptandose facilmente às características do relevo. Os transportes terrestres também se podem realizar através de condutas (oleodutos, gasodutos ou carbodutos). A sua principal vantagem competitiva é a o transporte porta a porta com acrescente especialização permite um transporte mais seguro e de qualidade. È um modo de transporte flexível e confortável tornando-o competitivo no transporte de passageiros. Contudo tem algumas limitações como a baixa capacidade de carga, comparado com o ferroviário, está sujeito aos congestionamentos de tráfego e à maior sinistralidade.

Os transportes aquáticos são actualmente utilizadosquase exclusivamente para a movimentação de mercadorias. Os transportes fluviais são condicionados pelo regime dos rios e elo perfil do seu leito que condicionam sua navegabilidade. Os transportes marítimos está especialmente vocacionado para o transporte de mercadorias volumosas e pesadas a baixo custo, para longas distâncias, o que lhe confere um papel importante no comércio internacional.

Éconsiderado bastante seguro estando adaptado ao transporte de matérias perigosas. Apresenta limitações como a sua lentidão e a dependência com outros modos de transporte (Transbordo). Permitem quebrar o isolamento dos territórios insulares (nos arquipélagos da Madeira e Açores) e desempenham um papel importante na vertente do turismo, nomeadamente nos cruzeiros de férias.

Oferecem cada vez maisrapidez, conforto e segurança, o que faz dele um modo de transporte privilegiado par deslocações de longo curso. Apesar de ter apresentado nos últimos anos descidas de preço devido ao aumento do tráfego aéreo continuam a ser um modo de transporte caro

O custo das infra-estruturas técnicas e humanas é elevado pelo que só é usado no transporte de mercadorias de elevado valor acrescentado,...
tracking img