Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4193 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2 CONCEITOS E CONCEPÇÕES SOBRE O BRINCAR
2.1 O BRINCAR
Diferentes concepções sobre a infância, o brincar e o aprender são possíveis de reconhecer entre pais e professores.
“Brincar é uma forma de aprender, e é uma das maneiras mais ricas de aprendizagem.” (Professora, formada em Pedagogia, trinta e oito anos).
O que seria este aprender? Conforme Anastasiou (2004), aprender deriva-se doverbo apreender (em latim apprehendere) que significa segurar, prender, pegar, compreender, entender. Assim, aprender é uma derivação de tomar conhecimento, reter na memória mediante estudo, receber informação de algo ou alguém.
Com isso pode-se afirmar que qualquer pessoa, seja criança ou adulto, faz-se necessário apreender e não somente aprender, para que a informação não continue sendo apenastransmitida, mas também compreendida. A brincadeira pode ser um recurso a proporcionar essa apreensão, pois, no momento em que está brincando está também vivenciando este aprendizado e não apenas alguém transmitindo isto a ela. Um exemplo é quando a criança está brincando com uma bola. Dizemos a ela que toda bola é redonda e, por isso rola, mas a criança só vai aprender que a bola rola quando tiveruma na mão, jogá-la no chão, e ela escapar de sua mão rolando. Neste momento a criança vivencia o aprendizado e esse faz parte da sua vida na forma de aprendizagem.
Na compreensão de uma professora de apoio de vinte e sete anos, “brincar é aprender regras, hierarquias e democracia”. Diante desta afirmação pode-se começar a diferenciar brincadeira, jogo e brinquedo. Kishimoto (2001) afirma quepara existir o jogo é necessário que existam regras a serem cumpridas para que ele funcione de forma a evitar contratempos. O brinquedo, por sua vez, cria uma relação íntima com a criança, sem exigir dessa uma determinação fixa quanto ao seu uso, não se restringindo a um sistema de regras.
O brinquedo traz consigo a representação do mundo que a criança imagina naquele momento. Há situações em queum cabo de vassoura passa a ser um cavalo um microfone, talvez até mesmo uma espada. Com o brinquedo, a criança tem a liberdade de escolher a melhor forma de utilizá-lo, em contrapartida, o jogo necessita de prévias instruções e habilidades, de forma explícita ou implícita, para que aconteça. Pode-se dizer que o brinquedo é um substituto para objetos reais.
Nessa perspectiva, caracteriza-se obrincar:
É a ação que a criança desempenha ao concretizar as regras do jogo, ao mergulhar na ação lúdica. Pode-se dizer que é o lúdico em ação. Desta forma, brinquedo e brincadeira relacionam-se diretamente com a criança e não se confundem com o jogo (KISHIMOTO, 2001, p. 21).

Uma mãe traz uma afirmação que acredito ser necessariamente urgente trabalhar: “A criança brinca apenas parapassar o tempo, pois, se não brincasse, o que faria o dia todo?” (Doméstica vinte e nove anos). O ato de brincar é muito mais que isso, é um momento de construção, de criação, de imitação e de troca de saberes e aprendizagens. Segundo Heinkel (2003), a criança que brinca constrói-se como ser único e criativo, pois, através da brincadeira, molda sua identidade, mostrando suas idéias e criando novasmaneiras de demonstrar sua opinião.
Winnicott (1975) destaca que o brincar como sendo uma área intermediária de experimentação que contribui para a realidade interna e externa. Sendo assim, a criança pode relacionar questões internas com a realidade externa, tornando-se capaz de se perceber como um ser no mundo.
Brincar, para a criança, é ação e vida, pensamento edescobertas, palavras e gestos, alegrias, emoção, tensão e liberdade. O prazer motivado pela curiosidade e pelo desafio está sempre presente, é razão em si do ato de brincar. Segundo Franco, Gomes e Santos (2007), sempre que pensamos no brincar devemos pensar que esse não é sempre um ato tranqüilo, sem conflitos ou desavenças, pois o brincar deve ser entendido como ato de descoberta, escolha e opção....
tracking img