Transicionalidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (671 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Transicionalidade
Para Winnicott a criança nasce indefesa. É um ser desintegrado, que recebe de maneira desorganizada os diferentes estímulos provenientes do exterior. O bebê nasce também com umatendência para o desenvolvimento. A tarefa da mãe é oferecer um suporte adequado para que as condições inatas alcancem um desenvolvimento ótimo.
O objeto transicional representa a primeira posse“não-ego” da criança, tem um caráter de intermediação entre seu mundo externo e interno. O conceito de Winnicott de objeto ou fenômeno transicional recebe três usos diferentes: um processo evolutivo, comoetapa de desenvolvimento; vinculada às angustias de separação e às defesas contra elas; representando o espaço dentro da mente do individuo. Ele propõe ainda que em determinadas condições, o fenômeno ouobjeto transicional pode ter uma evolução patológica, ou mesmo se associar a certas condições anormais.
O objeto transicional é algo que não esta definitivamente nem dentro e nem fora da criança;servira para que o sujeito possa experimentar com essas condições, e para ir demarcando seus próprios limites mentais em relação ao externo e ao interno. O objeto transicional está situado em uma zonaintermediaria, na qual a criança se exercita na experimentação com objetos, mesmo que estejam fora, sente como parte de si mesma.
Para explicar a constituição do objeto transicional, Winnicott remontaao primeiro vinculo da criança com o mundo externo, a relação com o seio materno. No principio, a criança tem uma ilusão de onipotência, vivenciando o seio como sendo parte do seu próprio corpo. Mas,uma vez alcançada esta onipotência ilusória, a mãe deve idealmente, ir desiludindo a criança, pouco a pouco, fazendo com que o bebê adquira a noção de que o seio é uma “possessão”, no sentido de umobjeto, mas que não é ele (“pertence-me, mas não sou eu”).
Assim, o seu interesse em desenvolver o conceito de objeto transicional no que se refere à origem do que chama de “área intermediaria de...
tracking img