Tranformando empregados em colaboradores pelas estra-tégias do endomarketing

499 palavras 2 páginas
TRANFORMANDO EMPREGADOS EM COLABORADORES PELAS ESTRATÉGIAS DO ENDOMARKETING

O Endomarketing é um processo cujo foco é alinhar, sintonizar e sincronizar, para implementar e operacionalizar a estrutura organizacional de marketing de uma empresa ou organização. O Endomarketing cria valores nos funcionários que os direcionam para o objetivo principal da empresa, que é servir ao cliente. São ações de motivação, treinamento, acompanhamento e ajuda, voltadas para o público interno da empresa, tornando-o mais comprometido e motivados, fazendo-o acreditar na empresa em que trabalham, para que o produto ou o serviço prestado alcance alta qualidade, refletindo diretamente no público externo.
A empresa utiliza Endomarketing para vender sua própria imagem aos funcionários, e mais ainda, aos familiares e aos amigos deles, criando um grande laço de confiabilidade das pessoas externas que os rodeiam.
Os programas devem ser descritos pelos responsáveis da organização, levando em consideração o público externo a ser atingido e a estratégia da empresa. As seguintes perguntas devem ser respondidas “onde a empresa quer chegar?”, “como ela pretende se estabelecer?”. Tendo estas respostas as ações devem ser preparadas e focadas na integração do público interno, levando os funcionários ao melhor desempenho, colaboração e apoio ao marketing externo da empresa, mantendo-os motivados e direcionados para os objetivos da empresa, obtendo assim resultados eficientes para a organização como: atrair e reter seus clientes externos.
A ideia é que haja interesse verdadeiro pelos funcionários e que não sejam considerados apenas como ferramentas que alavancarão o crescimento da empresa.
A liderança não deve enxergar os seus funcionários apenas como marionetes que são levadas para lá e para cá sem sentimentos e desejos, e não expressam opiniões ou sugestões. Essa não consiste numa forma adequada de conseguir respeito e colaboração e muito menos de fazer a empresa se desenvolver.
Dessa

Relacionados