Trading companies

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2979 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 - Introdução

Estima-se que as empresas de exportação/ importação, conhecidas no mercado internacional como tradings companies, têm sua origem em tempos remotos, iniciando suas atividades durante a Revolução Comercial de 1400 a 1700, nas cidades-estados italianas. Desde então esse tipo de empresa sofreu transformações notáveis, sendo um poderoso instrumento de enriquecimento da nação.Tradings são empresas que têm como objetivo a comercialização, podendo comprar produtos fabricados por terceiros para revender no mercado interno ou destiná-los à exportação, assim como importar mercadorias e efetuar sua comercialização no mercado doméstico, ou seja, atividades tipicamente de uma empresa comercial.

No Brasil, esse mercado sofreu aquecimento a partir do final do século XX,tendo atualmente mais de 5.700 empresas em todo o território, segundo pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV). A legislação das trading companies foi criada pelo governo nos moldes da legislação japonesa e americana. Porém, diferentemente dos EUA e Japão, onde a presença de trading company é numerosa e atua intensamente no desenvolvimento econômico desses países, aqui ela demorou a deslanchardevido aos erros de conceituação e compreensão de seu papel e não conseguindo ter uma representatividade expressiva no cenário econômico (GRISI, 2003). Isto pode ser confirmado facilmente devido à escassez de informações bibliográficas atualizadas desse ramo de atividades.

Como resposta a tantas dificuldades, as trading companies surgem no cenário dos negócios brasileiros, apoiadas em suascompetências e traduzindo suas vocações comerciais, quase sempre decorrentes da expertise de seus empresários, de seus executivos ou das operações empresariais que comandam.

Para impulsionar o comércio internacional, o governo criou como meio de incentivos um tratamento tributário especial para empresas que têm por objetivo exportar, buscando assim o crescimento da produção nacional e todos osefeitos decorrentes, como geração de empregos e aumento de renda.

Esse tipo de companhia necessita ser constituída com base no Decreto-Lei nº 1.248/72 (que estabeleceu sua criação), devendo obrigatoriamente ser S/A, ter capital social fixado pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e obter registro especial para operar como trading.

Em termos gerais, o objetivo era incentivar aconstituição de grandes empresas de intermediação comercial que eliminassem custos e riscos enfrentados por Propostas de Emendas Constitucionais (PMEs) no desafio de exportar.

O mecanismo de incentivo consistia em igualar uma exportação a uma venda interna – com toda sua facilidade/praticidade –, colocando o gerenciamento dos custos e riscos envolvidos no comércio exterior a cargo de intermediárioscomerciais.

As habilidades da empresa comercial exportadora/ importadora são fundamentais para a eficácia das operações comerciais internacionais. Conhecimento e domínio sobre temas como relacionamento comercial, contratos, logística, finanças e aduana são parte do cotidiano dessas empresas. Tal conhecimento está à disposição de empresas produtoras dispostas a relacionarem-se com empresascomerciais exportadoras para que juntas desenvolvam novos mercados internacionais.

Para que esse relacionamento seja eficaz, é fundamental que a empresa produtora esteja disposta e orientada a considerar o mercado externo com a devida importância em sua estratégia empresarial, firmando assim uma parceria duradoura com empresas comerciais exportadoras.

No contexto atual, os termos“trading company” e “comercial exportadora/ importadora” têm, no Brasil, uma dimensão conceitual maior do que quando foram estabelecidas. Ou seja, na atual conjuntura, não cabe mais a associação do termo trading apenas à exportação indireta, pois elas atuam tanto na compra de mercadorias para exportação quanto auxiliando empresas que pretendem exportar diretamente – oferecendo uma gama de serviços de...
tracking img