Trading

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1766 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

No Brasil, a micro e pequena empresa vem obtendo nos últimos anos um aumento em suas exportações que, mesmo sendo pequeno em termos absolutos, já há a demonstração de uma maior vontade por parte de seus empresários em aumentar suas vendas com o mercado externo.
Muito se deve às atitudes tomadas pelo governo com a criação de meios que facilitam e desburocratizam osprocessos necessários para tal feito, principalmente através de órgãos do governo como a Funcex que realizam estudos dessa magnitude a fim de se buscar uma melhor forma de fornecer dados relativos as exportações, para que assim, possa tomar atitudes adequadas ou de acordo com o mercado de atuação de determinada empresa.
As trading companies e comerciais exportadoras são muito importantes, pois,constituem uma alternativa buscada pelas empresas a fim de facilitar o comercio de seus produtos com o mercado internacional de forma rápida e sem maiores complicações.
O papel que as empresas comerciais exportadoras e trading companies desempenham para conseguir de uma forma mais simples a introdução de produtos brasileiros no comércio internacional é vital, pois não se limita às questõeseconômicas, mas repercute também em ganhos para as micro e pequenas empresas, aumento na competitividade e também agilidade em processos de desembaraço.
Diante disso o presente trabalho tem como objetivo a explicar o que é uma trading Companie e suas diferenças com Empresa Comercial exportadora (apesar de uma trading ser conhecida também no mercado internacional como Comercial exportadora).No tópico “Tranding” há a explicação sobre a história do surgimento de uma trading, requisitos para sua abertura etc. Logo em seguida há a explicação sobre as diferenças entre trading e comercial exportadora, para que assim se possa explicar sobre a real atuação dessas duas organizações. Por fim segue as considerações finais sobre o presente trabalho.

1. TRADING COMPANY

De Acordocom GRISI (2003), Trading company é uma empresa comercial constituída segundo o Decreto-Lei nº. 1.248/72, devendo satisfazer os seguintes requisitos mínimos:
• Ser constituída sob a forma de sociedade por ações, devendo ser nominativas as ações com direito a voto;
• Possuir capital mínimo fixado pelo Conselho Monetário Nacional, conforme Resolução BCB nº 1.928, de 26/05/92, de 703.380Ufirs, devendo estar integralizado para fins de registro;
• Possuir, além dos registros normais a que se sujeitam as empresas comerciais, registro especial junto ao Decex e à SRF, conforme estabelecem os artigos 60 a 66 da Portaria Secex nº. 15, de 17/11/04.
As Trading Companies são empresas que surgiram no Japão em meados de 1870. Tais empresas foram criadas com o objetivo precípuo dedesenvolver aquele país, principalmente através da desburocratização do processo de comercialização internacional de produtos. No Brasil essa modalidade de empresa surgiu na década de 70, época em que o país buscava uma política de incentivo às importações, e utilizou-se justamente do modelo japonês.
A Trading Company é uma empresa que tem como objeto a compra de produtos por conta própriano país onde se encontra sua sede, e a venda ao exterior. Em outras palavras, uma Trading possui como atividade principal a aquisição e exportação de produtos por ela adquiridos no mercado interno.
Quando da prática dessas operações essas companhias têm um tratamento tributário diferenciado, adquirindo os mesmos benefícios fiscais que são conferidos à empresa que exporta produtos diretamenteao mercado internacional.
Importante ressaltar que, além de realizar as atividades próprias de uma Trading Company, essas empresas podem atuar como agente de comércio exterior, bem como no mercado interno com a compra e venda de produtos. Nesses casos, deverá recolher os tributos normalmente.
Faz-se necessário mencionar também que existem alguns requisitos para que a Trading possa...
tracking img