Traballo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1847 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Mercado de Trabalho

O engenheiro ambiental é habilitado a propor soluções socialmente justas e ecologicamente corretas para os problemas ambientais como poluição dos rios, do ar, descarte do lixo, aquecimento global, entre outros. Pode ser contratado pela iniciativa privada, órgãos públicos e terceiro setor. Para isso, a questão ecológica tem de estar no sangue, segundo o professor Chagas."Tem de se preocupar com a causa, mas de uma forma bem prática e aplicada. Tem de ter facilidade para comunicação e também para desenvolvimento de projetos."
De acordo com o professor, hoje a maior demanda do mercado é no setor industrial, seguido por serviços. O mercado para consultoria também está aquecido, segundo ele, que garante que nem mesmo os profissionais recém-formados têm dificuldade deconseguir emprego. "Os órgãos têm se preocupado com a sustentabilidade de seus processos e o profissional indicado para atuar nessas situações é o engenheiro ambiental", afirma Chagas.
Outra característica bem-vinda é ter espírito aventureiro. Para desenvolver os projetos de soluções é fundamental que o profissional conheça os problemas na prática. "Uma pitada de aventura é necessária para ir acampo, sair e desbravar os problemas. Mas grande parte do trabalho é elaborado no escritório. Também é necessário ficar horas em frente ao computador para desenvolver projetos e aplicar o conhecimento técnico e conceitual adquirido ao longo do curso."
O mercado de trabalho atualmente está em expansão. No entanto, alguns profissionais recém-formados dizem que não é tão simples conseguir um empregona área, e estão enfrentando dificuldades. Muitos indicam que o estágio é uma das principais, talvez até a principal porta para conseguir um bom emprego.
Muitas profissões que eram consideradas essencialmente masculinas ou femininas têm perdido estas características, ampliando as possibilidades de escolha, em função de lutas que levaram a conquistas sociais importantes e a quebra de preconceitos.O curso de Engenharia passou por uma mudança como essa.
No início da década de 1980, por exemplo, entre 600 ingressantes no curso de Engenharia da Universidade de São Paulo (USP), cerca de 20 eram mulheres. Este quadro tem sido revertido nos últimos anos, principalmente nos cursos de Engenharia de Produção, Química e Ambiental, que concentram maior número de mulheres.
Apesar dessa novarealidade, infelizmente ainda existem obstáculos que precisam ser combatidos. Por exemplo, em média, homens são mais bem remunerados e têm mais chances de assumir cargos mais elevados quando comparados com as mulheres. Cabe a você avaliar e quem sabe contribuir para a mudança de referências sociais, investindo na abertura de novas oportunidades para as mulheres.
O governo federal anunciou que 2009 e 2010serão os anos de grande execução de obras em saneamento pelo país, com investimento anual de 10 bilhões de reais. Por isso, as expectativas para quem se forma são boas e devem manter se estáveis, já que tais obras exigem avaliações ambientais a ser realizadas por esse profissional.

Além disso, empreendimentos como usinas termelétricas, indústrias de base (química e petroquímica, de mineração,siderurgia e de papel e celulose) e grandes obras de infra estrutura (rodovias e ferrovias) buscam cada vez mais o engenheiro ambiental para o controle de poluição.

O mercado de crédito de carbono, mecanismo instituído com a finalidade de reduzir os níveis de poluição global, amplia as possibilidades para o graduado. O especialista em tratamento de efluentes industriais tem boa chance decolocação. No setor público, há vagas em prefeituras, órgãos do meio ambiente, como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), e empresas estatais que atuam nas áreas de tratamento de esgoto e conservação e recuperação de áreas degradadas.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) tem aberto vagas na área de estudos climáticos. No setor privado,...
tracking img