Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1320 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA - RIO GRANDE DO NORTE

Construção de fontes de geração de energias competitivas, renováveis e de baixa emissão de carbono, como hidrelétricas, eólicas, biomassa, pequenas centrais hidrelétricas, usinas nucleares e de gás natural. Com isso é possível garantir o fornecimento de energia por meio de fontes variadas, renováveis e limpas, bem como manter um preço adequadopara a tarifa de energia elétrica que a população e as empresas pagam.

O Rio Grande do Norte alcançará neste ano a auto-suficiência em geração de energia elétrica.  Ao assumir o Governo do Estado em 2003, a governadora Wilma de Faria encontrou zero de capacidade instalada para geração no Rio Grande do Norte, no entanto, ao entregar o cargo ao seu sucessor, deixará um conjunto de obras prontasque possibilitarão ao RN gerar, se necessário, toda energia que consome. Além disso, com a entrada em 2012 das usinas eólicas negociadas no Leilão Federal, em dezembro passado, o Estado terá condições de gerar mais que o dobro da energia que consome.
Atualmente, a demanda média do Rio Grande do Norte é de 600 megawatts e a capacidade de geração é de 510 MW. Com a entrada em operação de novosparques eólicos em Guamaré (151 MW), prevista para 2010, o RN atingirá 661,9 MW de capacidade instalada para gerar energia no Estado.

ENERGIA QUE GERA LUCRO
 O Rio Grande do Norte tem uma vantagem estratégica que raros Estados brasileiros podem oferecer: energia elétrica limpa e barata, em grande quantidade e a baixo custo. Além de ajudar a atrair investimentos em outros setores da economia, aenergia é ela própria, um ótimo investimento.     O Estado é o maior produtor nacional em campos terrestres e a quarta maior reserva de gás natural, com uma produção que não pára de crescer. O Estado é o segundo produtor nacional de petróleo (cerca de 95 mil barris por dia) e o sexto produtor de gás natural (3 milhões de metros cúbicos por dia). Com investimentos previstos para o setor, até 2010,superiores a US$ 2,6 bilhões, essa produção passará para 115 mil barris/dia e deverá superar 5 milhões de metros cúbicos/dia, respectivamente. Parte da produção de petróleo vem sendo exportada, aproveitando as condições mais favoráveis do mercado externo, facilitado pela proximidade geográfica do Caribe.
 Além disso, na Unidade de Processamento de Gás Natural – UPGN, localizada no município deGuamaré, são produzidos o GLP (Gás Liquefeito do Petróleo), querosene de aviação e diesel.
 A partir de 2008, o RN tornou-se auto-suficiente em energia elétrica com a conclusão da Usina Termelétrica do Vale do Açu (Termoaçu), um investimento de R$ 1,2 bilhões que utilizará o gás natural para a produção de energia elétrica. A usina terá uma capacidade de geração de 340 MW e produção de 610 t/h de vapor.O gasoduto Assu-Seridó vai garantir energia limpa e barata às empresas de várias regiões do Estado.
 O território potiguar ainda é potencialmente forte em outras fontes energéticas, incentivadas pelo Governo com investimentos em infra-estrutura e benefícios fiscais para as empresas. A energia eólica, com o aproveitamento das condições ideais de vento no litoral, já é uma realidade, com ainstalação dos parques de Rio do Fogo (50 MW) e Macau (1,7MW). O Estado também é pioneiro na pesquisa e no desenvolvimento do biodiesel, a partir de sementes de girassol, mamona e outras oleaginosas. A Petrobras também já confirmou a localização de sua 4a planta industrial de biodiesel, no Pólo de Guamaré, junto à nova refinaria.
 No segmento da biomassa, iniciativas com vistas ao manejo sustentável dalenha e substituição gradual por outras fontes renováveis menos devastadoras ou mesmo pelo gás natural. A fonte solar também tem sido amplamente analisada e estão em andamento processos de substituição de equipamentos urbanos bem como uma planta termo solar piloto no Vale do Açu.

GÁS NATURAL 
 Combustível limpo e ecologicamente eficiente, já que emite resíduos ao meio ambiente em quantidade...
tracking img