Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1287 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Instituto Federal de Minas Gerais – IFMG – Ouro Preto
Curso Técnico de Metalurgia

Processo de Soldagem a Arco Submerso

Professor: Castanheira

Alunos: Juliana Camila de Carvalho Loredo

Turma: N2MET2
Data:05/03/2013

GENERALIDADE

Fluxo escorificante – conhecido popularmente no meio pelos termos fundente ou sal. Conforme Gwinner (1996), o procedimento tem duas finalidades: proteger omaterial de excessiva oxidação durante o processo de fusão e,coletar escória e compostos não metálicos como partículas refratárias do forno.

SAW – Submerged Arc Welding.

PERFIL E CARACTERÍSTICAS DE CONSTRUÇÃO

O processo de soldagem por arco submerso (SAW) é um processo no qual o calor que se obtém para soldagem, é fornecido por um arco desenvolvido entre um eletrodo de arame sólido ou tubular e apeça soldada. Nesse processo o arco fica protegido por uma camada de fluxo granular fundido, protegendo a poça de fusão, bem como o metal fundido, de qualquer tipo de contaminação atmosférica. O arco elétrico fica completamente coberto pelo fluxo, ou seja, não é visível o que implica em uma solda sem faíscas, luminosidade ou respingos.
O fluxo granular além das funções de proteção e limpeza do arcofunciona como isolante térmico, garantindo uma boa concentração de calor aumentando a penetração do metal de solda.

PROCESSO DE FUNCIONAMENTO

Em soldagem por arco submerso, a corrente elétrica flui através do arco e da poça de fusão, que consiste em metal de solda e fluxo fundido. O fluxo é distribuído por gravidade e fica separado do arco elétrico.
Durante a soldagem, o calor produzido peloarco elétrico funde parte do fluxo, o metal de adição e o metal base, formando a poça de fusão. A área de soldagem fica sempre protegida pelo fluxo escorificante, parte fundida e uma cobertura de fluxo não fundido. O eletrodo permanece a uma pequena distância acima da poça de fusão.
Com o deslocamento do eletrodo ao longo da junto, o fluxo fundido fica em suspensão e se separa do metal de soldalíquido. Na forma de escória. O metal de solda que tem ponto de fusão mais elevado que da escória, se solidifica enquanto a escória permanece fundida.
A escória também protege o metal de solda recém solidificado, uma vez que devido a sua alta temperatura, ele fica reativo com o Nitrogênio e Oxigênio, facilitando a formação de óxidos e nitretos, alterando as propriedades mecânicas das juntassoldadas. Após o resfriamento, retira-se o fluxo não fundido e a escória.

Esquema do processo de soldagem por arco submerso.

Esse processo pode ser semi-automático utilizando de uma pistola sendo manipulado por um soldador, porém essa maneira não oferece uma maior produtividade ao processo. Esse processo pode ser automatizado utilizando cabeçotes de soldagem. O rendimento desse processo é muito bom,uma vez que não há perdas de material por respingos.
Além disso, esse tipo de processo possibilita o uso de corrente elevadas (até 4000 A), o que aumenta a taxa de deposição do metal de solda. Essas características fazem com que o processo de soldagem por arco seja um processo econômico e rápido. Em média se gasta cerca de 1/3 do tempo necessário para fazer o mesmo trabalho com eletrodo revestido.As soldas realizadas por esse processo apresentam boa tenacidade e boa resistência ao impacto, além de excelente uniformidade e acabamento dos cordões de solda. Porém há uma limitação quanto às posições de soldagem.
Nesse processo, só é permitido à posição plana e horizontal. Ainda assim, na posição horizontal é utilizado um retentor de fluxo de soldagem.

EQUIPAMENTO E ACESSÓRIOS

EQUIPAMENTOSNECESSARIOS

Alguns equipamentos são necessários para a soldagem mecanizada, como um sistema de ponte rolante ou carro acionado por motor elétrico, também conhecido como tartaruga, com velocidade ajustável, que se desloca por trilhos colocados sobre a peca
ou outro suporte.

* Fonte de Energia;
* Tocha de Soldagem;
* Cabeçotes de Soldagem mecanizada;
* Sistema Alimentação do...
tracking img