Eletro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1597 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
• Bobina Móvel (Johnathan Ribeiro)

Os instrumentos bobina móvel foram projetados para serem montados em painéis de supervisão e distribuição de energia, também em estações de transformação onde é exigido a medição de tensão e corrente contínua.

O sistema caracteriza-se por uma bobina giratória que sustenta o ponteiro indicador imerso num campo magnético constante, gerado por um imãpermanente.

Quando uma corrente percorre a bobina, a interação dos campos ( imã fixo x bobina móvel ) gera uma força que movimenta o sistema. Pelo fato da deflexão ser diretamente proporcional a corrente, as escalas são lineares e o sentido da corrente determina ( positivo ou negativo ) o sentido de deflexão da bobina e do ponteiro.

Utilização

Estes instrumentos são utilizados na montagem depainéis de controle, consoles de maquinas e etc.

Os instrumentos bobina móvel, são utilizados para medir corrente e tensão contínua. Sua principal característica é o seu baixo consumo. Conectados a conversores e medida e com uma escala adequada, permitem a medida de grandezas como ºC, rpm, Watt...

Característica

Este tipo de aparelho torna-se versátil, podendo-se ampliar significativamenteos valores medidos optando-se por instrumento de escala intercambiável reduzindo-se assim o número de peças em estoque. Para medição de correntes superiores a 100 A devem ser ligados a Shunts que são desvios da corrente elétrica.



• Ferro Móvel (Jhonatan Silva)

 Os Instrumentos ferro móvel  são utilizados em painéis elétricos , centrais de distribuição e centros de transformação, ondese é necessário fazer as medições de tensão e corrente alternada. O mecanismo de ferro móvel faz a medição de valores em RMS de corrente alternada com frequências de 15 a 100Hz independentemente do tipo de curva (senoide).

O instrumento de ferro móvel possui uma peça de material ferromagnético que se
desloca quando a bobina do instrumento é percorrida por uma corrente elétrica.
Instrumentode ferro móvel pode ser utilizado em corrente contínua e também em corrente alternada.

Os instrumentos do tipo Ferro Móvel têm grande utilização em circuitos CC e CA, com vantagens econômicas em virtude do baixo custo de aquisição.

Os instrumentos de ferro móvel são básicos, com grande utilização para medição de grandezas industriais, onde sua aplicação é mais comum que os instrumentos debobina móvel e imã permanente.

As principais vantagens do ferro móvel são:

-Sua robustez.

-Construção e manutenção mais simples.

FERRO MÓVEL DE LÂMINAS CONCÊNTRICAS.

Quando circula uma corrente pela bobina, as lâminas ficam magnetizadas de tal forma que elas sofrem uma repulsão, provocando o deslocamento do ponteiro. Com o movimento do ponteiro o dispositivo antagônico atua até que osmomentos elétrico e mecânico se igualem e o ponteiro para indicando a leitura.

FERRO MÓVEL TIPO REPULSÃO

O instrumento tipo repulsão possui duas lâminas e quando a bobina é percorrida pela corrente, as lâminas fixa e móvel se magnetizam com a mesma polaridade, repelindo-se provocando o deslocamento do ponteiro, até o equilibrio do sistema.

ESCALA DO FERRO MÓVEL

A escala do Ferro Móvelpode ser de dois tipos:

-Quadrática: típica em instrumentos industriais. A escala quadrática é a escala cujo instrumento possui conjugado proporcional ao quadrado da grandeza medida.

-Linear: utilizada em instrumentos de laboratório. Essa escala é utilizada para medições de grandezas que não necessitam de uma precisão muito apurada, e o sistema está sujeito a variações súbitas.• ELETRODINÂMICO ( Ivan )

Os instrumentos eletrodinâmicos são específicos quando há necessidade de relacionar duas ou mais grandezas elétricas, como ocorre na medição de potências.

Estas instrumentos são baseados na ação múltipla de dois magnéticos criados por duas bobinas através das quais circulam correntes elétricas.Por uma das bobinas circula a corrente elétrica principal do...
tracking img