Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (294 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
OBJETIVOS: estabelecer a incidência de cólica no lactente e seus determinantes.
MÉTODOS: entre maio e julho de 1999, a equipe de pesquisa visitou, diariamente, as três principaismaternidades da cidade de Pelotas, RS, e todas as mulheres, após o parto, foram entrevistadas, e seus filhos acompanhados aos três meses. Definiu-se a criança com cólica conforme proposto por Wessel. Ospossíveis fatores de risco avaliados foram: classe social, escolaridade materna, idade dos pais, tipo e tempo de relacionamento do casal, alterações no relacionamento na gestação, tipo departo, história reprodutiva, qualidade do pré-natal, experiência anterior de aborto, natimorto ou recém-nascido prévio doente, sexo e tipo de alimentação do lactente. Realizou-se o teste doqui-quadrado para comparações entre proporções e análise multivariada através de regressão logística não condicional.
RESULTADOS: conseguiu-se acompanhar 1.086 crianças das 1.195 identificadas.Na visita aos três meses, a incidência de cólica referida pela mãe foi de 80,1%. Entretanto, apenas 16,3% tinham apresentado cólica de acordo com os critérios de Wessel. Após a análisemultivariada, as associações que permaneceram no modelo com desfecho de cólica foram: escolaridade materna, cesariana, idade paterna e amamentação. Mesmo após ajuste para fatores de confusão, ascrianças desmamadas tiveram uma chance 1,86 vez maior de ter cólica do que aquelas ainda amamentadas (IC 95% 1,25-2,77).
CONCLUSÃO: a maioria das mães não reconheceu corretamente a ocorrência decólica de acordo com os critérios adotados. O aleitamento materno foi o principal fator de proteção contra o desenvolvimento de cólica.

IDENTIFIQUE OS CONCEITOS EPIDEMIOLOGICOS DO ESTUDO 1 ?QUAL O DESENHO DO ESTUDO?POR QUE?
QUAL A MEDIDA DE FREQUENCIA CALCULADA?COMO FOI REALIZADO O CALCULO?
NO ESTUDO FORAM REALIZADOS METODOS ESTATISTICOS?QUALO OBJETIVO DO METODO ESTATISTICO?
tracking img