1- A sociedade francesa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1054 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1- A sociedade francesa era uma sociedade estamental típica do Antigo Regime, dividida em 3 ordens ou Estados: clero, nobreza e terceiro Estado.

2- Reunindo-se em separado em 17 de junho de 1789, o terceiro estado se considerou Assembléia Nacional. Luís XVI, pretextando uma reforma na sala, dissolveu a reunião. Os deputados do terceiro estado foram então para a sala de Jogo da Péla, ondereceberam adesão de parte do clero e de nobres influenciados pelo Iluminismo. O rei não teve alternativa senão aceitar a Assembléia Nacional.

3- A) Ele tenta fugir do país para comandar a escalada contra-revolucionária sob proteção austríaca, mas é preso.

B) Um documento que no mesmo documento a burguesia francesa declarava, entre outras, quem era cidadão e não cidadão esperando que houvesse umaaceitação por parte das classes populares que ainda encontravam-se insatisfeitas com as realizações políticas e sociais daqueles que se diziam seus representantes políticos. Na realidade a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão foi uma forma de legitimar a  burguesia no poder político do Estado sendo ela a classe dominante, de elite.

C) Grande Medo foi um período no qual o campesinatofrancês toma conhecimento da Revolução Francesa, tornando-a de caráter nacional, desencadeando uma série de ataques a castelos,casas, igrejas e saques a aldeias. Muitos nobres fugiram de suas propriedades propiciando o fim dos resquícios feudais na França. Pode-se dizer que o Grande medo foi uma reação antecipada dos camponeses a possíveis consequências do fim dos privilégios de seus senhores, comouma exploração maior dos camponeses por parte destes.

4- O voto censitário é baseado na riqueza do eleitor.
as elites definem um valoer mínimo de riqueza, como o tamanhos das fazendas, a produçao de mandiocas, etc.

Ocorreu no brasil, na república velha.
após a revolução de 30. a cosntituição elaborada pelo governo de vargas, instituio o voto univesrsal, ou seja todos podiam votar , homens, mulheres,pobres ricos, pretos e brancos, e etc.foi o início da nossa democracia.

5- A) O Comitê de Salvação Pública (em francês: Comité de salut public), criado em 6 de abril de 1793, foi o orgão executivo da Convenção e cuidava da segurança interna da França na época da Revolução Francesa. Mais tarde, sobre o poder dos jacobinos, o órgão conduzia a política do terror na revolução francesaB) os jacobinos haviam assumido o comando de um país á beira do colapso:a França estava em guerra contra as potências estrangeiras, em meios a revoltas populares e imensa em uma crise financeira e social.Grande parte dos membros da convenção decidiu Que somente um governo forte poderia salvar o país.
C) A Reação Termidoriana  foi o golpe de Estado armado pela alta burguesia que marcou o fim daparticipação popular no movimento revolucionário. O novo governo, o Diretório, foi o responsável por elaborar a nova Constituição, que manteria a burguesia livre de duas grandes ameaças
D) também conhecida por Revolta de São Domingos (1791-1804) foi um período de conflito brutal na colônia deSaint-Domingue, levando à eliminação da escravidão e a independência do Haiti como aprimeira república governado por pessoas de ascendência africana. Apesar de centenas de rebeliões ocorridas no Novo Mundo durante os séculos de escravidão, apenas a revolta de Saint-Domingue, que começou em 1791, obteve sucesso em alcançar a independência permanente, sob uma nova nação. A Revolução Haitiana é considerada como um momento decisivo na história dos africanos no novo mundo.
6-  Fase marcada pelo aumento daspressões populares e pelo radicalismo das posições políticas. A Convenção Nacional, eleita por sufrágio universal, decreta a extinção da Monarquia e a proclamação da República (setembro de 1792). Inicialmente, o controle da I República esteve nas mãos dos Girondinos, corrente política que expressava as aspirações da grande burguesia (armadores, banqueiros, “industriais”, grandes proprietários)....
tracking img