Bacias sedimentares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1505 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE



ENGENHARIA DE PETROLÉO

















Bacias sedimentares e ambientes de sedimentação









Professor: Cezar
Disciplina: Geologia Geral
Aluno: Harisjop Rocha Braga Vieira
Nº de matricula: 21215716Campina Grande

2012


Introdução






As bacias sedimentares são um elemento importantíssimo do relevo terrestre, pois constituem a maior fonte de informações sobre o passado da Terra, principalmente no que diz respeito aos tipos de fauna e flora e constituições do relevo que já existiram na superfície.


As bacias sedimentares são depressões na superfície que,com o tempo, foram sendo preenchidas por sedimentos de dois tipos principais: restos de animais, fragmentos de conchas, ossos, recifes de coral e materiais depositados pelo efeito da erosão de áreas adjacentes à bacia pela ação do vento, água, geleiras ou rios. Ainda de acordo com a origem dos sedimentos, podemos dividir as bacias sedimentares em três tipos: aquelas que são constituídasexclusivamente por sedimentos do meio terrestre; as que são constituídas exclusivamente por sedimentos do meio marinho; e as que são constituídas por sedimentos de ambos os meios, sendo este último o tipo mais comum.


As bacias sedimentares, assim como a maior parte do relevo terrestre, são áreas que estão em constante processo de renovação. Devido ao depósito constante de sedimentos, ou a outrosfatores tectônicos, elas continuam “afundando” (movimento chamado de “subsidência”) cedendo espaço para mais camadas de sedimentos que vão sendo depositados. Só que este movimento é muito lento e não pode ser percebido facilmente em um período de tempo curto (a deposição de uma camada significativa de sedimentos leva alguns milhares de anos para ocorrer).Desenvolvimento






As bacias sedimentares são depressões da superfície terrestre formadas por abatimentos da litosfera, nas quais se depositam sedimentos. As bacias sedimentares preservam um registro detalhado do ambiente e dos processos tectônicos que deram forma à superfície da Terra atravésdo tempo geológico. Também servem como importante repositório de recursos naturais, tais como água subterrânea, petróleo e recursos minerais diversos. Estas podem ser de vários tipos, de acordo com as causas da sua formação:


Fossas de afundimento - São normalmente estruturas estritas e alongadas, limitadas por falhas normais conjugadas. As dimensões das fossas de afundimento podem ser muitovariáveis, entre um e várias centenas ou milhares de quilômetros. Estas estruturas são geradas em ambientes tectônicos distensivos, tanto em locais situados no interior das placas tectónicas como nos bordos construtivos entre elas. Muitas vezes as fossas situadas ao longo de riftes continentais estão preenchidas por lagos compridos, estreitos e bastante profundos.






Baciasintracratónicas - As bacias intracratónicas localizam-se no interior de regiões tectonicamente estáveis. São vastas depressões ovais ou arredondadas, onde se depositam sedimentos numa relação profundidade/diâmetro que varia entre 1/100 1/50. Esses sedimentos são normalmente provenientes da erosão dos relevos situados na sua periferia. A taxa de sedimentação em bacias situadas a baixa altitude, depende dosmovimentos de transgressão e regressão marinhas, relacionados com a subsidência do substrato e com variações eustáticas do nível dos mares. A distribuição e o tipo de depósitos sedimentares é controlada pelo clima. Nas bacias situadas nos bordos dos cratões, sujeitas aos efeitos das transgressões marinhas, surgem ambientes favoráveis à formação de petróleo.






Bacias oceânicas -...
tracking img