Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1827 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Friedrich Hegel Immanuel Kant
Filósofo alemão
Friedrich Hegel (1770-1831) foi um filósofo alemão. Um dos criadores do sistema filosófico chamado idealismo absoluto, influenciou teóricos com Marx e Kant.
Georg Wilhelm Friedrich Hegel nasceu em Stuttgart, Alemanha. Estudou no seminário de Tubinga com o poeta Holderlin e o filósofo Schelling. Foi professor de latim em Nuremberg e ocupou a cátedrana Universidade de Heidelberg. Foi também professor da Universidade de Humcorsvick onde lecionou filosofia.
Hegel e a razão dialética como justificativa do drama histórico:
Aspectos da Filosofia de Hegel que desrespeito da visão da modernidade:

Apenas tentar definir alguns tipos de racionalismos, que depois será comentado por alguns autores e também alguns filósofos, como exemplo: CharlesBaudelaire (1821-1867) principalmente no que tange a sensibilidade moderna e a experiência de modernidade, a filosofia do Hegel, tem sido considerada por muitos estudiosos como sendo o mais completo sistema já elaborado na história do pensamento, onde se pode destacar Jean Paul Sartre (1905-1980), que é insuspeito nesse sentido, pois ele procura desviar-se bastante dos resultados da filosofia deHegel, mas ele afirma que a filosofia dele é aquela que mais realizou na modernidade, a ambição da totalidade, a ambição do sistema absoluto se entender então que a filosofia tem como a totalidade, uma espécie de vocação, parecia correto dizer que em Hegel, essa ambição por totalidade era maior.
Totalidade aqui deve ser tomada como realização do absoluto, tanto na dimensão da lógica, quanto nadimensão da história, a compreensão do absoluto está enunciada em um dos emblemas mais célebres de Hegel, uma frase muito citada: “Tudo que é real, é racional, e tudo que é racional, é real”. Uma identificação, portanto, entre realidade e razão. Essa identificação implica duas coisas, o absoluto como conhecimento é possível, e é possível justificar essa totalidade, o filósofo pode reconstruiraquela trajetória, tanto lógica quanto histórica, que é percurso do espírito absoluto, até a realização do seu reconhecimento, da sua identificação, e pode também entender, que a razão sempre governou esse processo, e racionalidade está imanente relacionada sendo que todas as etapas foram cumpridas, e, portanto, o fim alcançado justifica todas elas, cada uma em particular, nisso, temos então umaconcepção nova de realidade, não apenas algo a ser contemplado estaticamente, como um quadro, por exemplo, mas sim como um processo mesmo.
Daí a relevância que a história assume no pensamento de Hegel, através da valoração de uma noção, que sempre foi desprezada na história da filosofia, sempre houve um grande esforço para contorná-la, e livrar-se, que é a noção do Devir ou, (Vir a Ser), que dealguma maneira se opõe ao ser, essa noção que significa movimento, mudanças, transição, portanto, instabilidade, nunca foi bem vista pelos filósofos, desde Platão até os filósofos contemporâneos, da época de Hegel. A importância de Hegel é que ele reabilita essa noção, e o faz através de uma estratégia que será assim, de grande valia e alcance, na cultura e filosofia contemporânea, que é aHistória. A realidade é movimento porque é história, a essência da realidade é “histórica” são processos que se desenvolvem na direção do seu fim, na direção da sua realização.
E a filosofia, a partir de certo momento, pode se apropriar dessa trajetória, pode reconstruir esse processo, compreende-lo na sua totalidade, portanto, não se trata apenas da lógica, ou de um percurso lógico, que é oespírito tornando-se conhecido de si, desvelando-se para si, portanto aí, um desenrolar dramático, contraditório, sobre Hegel também temos essa inovação de grande alcance, a negação, a contradição, as oposições tornam-se tema de reflexão, porque elas fazem parte do que podemos chamar de leitura humana, e fenomenologia do Espírito (1807) que é seu livro mais conhecido, é uma narrativa que pretende...
tracking img