Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1375 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O trabalho infantil no Brasil continua a nos preocupar. É uma realidade que persiste em perseguir apesar do avanço da modernidade. A dignidade de milhões de crianças e adolescentes brasileiras estão sendo desrespeitadas e violadas em se tratando de direitos humanos. O trabalho doméstico em casa de terceiros é uma das formas mais comuns e tradicionais de trabalho infantil. As meninas eadolescentes que realizam atividades domésticas são “trabalhadores invisíveis”, pois seu trabalho é realizado no interior de casas que não são as suas, sem nenhum sistema de controle e longe de suas famílias. Este grupo é provavelmente o mais vulnerável e explorado, bem como o mais difícil de proteger.






























2 DESENVOLVIMENTO

O trabalho infantilainda é um problema grave no Brasil. Mais de 5,5 milhões de jovens entre 5 e 17 anos de idade trabalham no país, apesar da lei estabelecer 16 anos como a idade mínima para o ingresso no mercado de trabalho e 14 para trabalhar na condição de aprendiz.
Na última década, o governo brasileiro ratificou convenções internacionais sobre o assunto e o combate ao trabalho infantil se tornou prioridade naagenda nacional.
Foram criados órgãos, alteradas leis e implantados programas de geração de renda para as famílias, jornada escolar ampliada e bolsas para estudantes, numa tentativa de dar melhores condições para que essas crianças não tivessem que sair de casa tão cedo para ajudar no sustento da família.
O número de jovens trabalhando diminuiu de mais de 8 milhões, em 1992, para os cerca de 5milhões hoje. Mas especialistas afirmam: o momento de inércia ainda não foi vencido e, se o trabalho que está sendo feito for suspenso agora, vai ser como se nada tivesse acontecido.
Milhares de crianças ainda deixam de ir à escola e ter seus direitos preservados, e trabalham desde a mais tenra idade na lavoura, campo, fábrica ou casas de família, muitos deles sem receber remuneração alguma.Apesar de no Brasil, o trabalho infantil ser considerado ilegal para crianças e adolescentes entre 5 e 13 anos, a realidade continua sendo outra.
O Peti (Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil) vem trabalhando arduamente para erradicar o trabalho infantil. Infelizmente mesmo com todo o seu empenho, a previsão é de poder atender com seus projetos, cerca de 1,1 milhão de crianças e adolescentestrabalhadores, segundo acompanhamento do Inesc (Instituto de Estudos Socioeconômicos). Do total de crianças e adolescentes atendidos, 3,7 milhões estarão de fora.
Ao abandonarem a escola, ou terem que dividir o tempo entre a escola e o trabalho, o rendimento escolar dessas crianças é muito ruim, e serão sérias candidatas ao abandono escolar e consequentemente ao despreparo para o mercado detrabalho, tendo que aceitar subempregos e assim continuarem alimentando o ciclo de pobreza no Brasil.
O trabalho infantil é mais visto especialmente nos países subdesenvolvidos assim como o nosso. Todos nós bem sabemos que o trabalho infantil em nosso país o Brasil é avaliado como um crime, mas que infelizmente e dificilmente esta espécie de crime leva a punição.

É altamente explorado nas regiõesmenos favorecidas que este tipo de crimes ocorre com uma maior frequência, pois talvez isto aconteça pelo fato das crianças já terem que ajudar na casa desde pequenos, ou seja, na renda de suas famílias.

Muitas vezes nós mesmos hoje em dia já nos deparamos com estes tipos de trabalhos nas grandes metrópoles como São Paulo, Rio de Janeiro crianças que arriscam suas vidas nas grandes avenidasvendendo coisas ou objetos de valor para conseguirem algum dinheiro, quando deveriam estar estudando ou brincando e que na maioria das vezes os pais não têm condições suficientes para que os filhos não trabalhem daí, acabam colaborando involuntariamente para que o trabalho infantil exista.

Já outro fator contribuinte para a existência do mesmo é a exploração deste trabalho, ou seja, trabalhos...
tracking img