Categoria mistificadora

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (336 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
3. Por que o lucro é uma categoria mistificadora para Marx?
O lucro é considerado uma categoria mistificada para Marx, pois trata de uma visão distorcida da mais-valia. É característico da economiacapitalista, analisar o valor de uma mercadoria como originário do capital despendido para sua produção, essa visão oculta a reais relações existentes dentro do modo de produção; não se reconhecenenhuma diferença entre o capital variável e o capital constante, resumindo-os a única categoria de capital global. A parte variável é vista sob a forma de capital circulante e o capital constante comocapital fixo. No entanto, a única forma possível de transformação do valor só se dá na esfera do capital variável. A relação que se oculta está relacionada a formação da mais-valia, esta se origina naprodução pelos trabalhadores que produzem valores maiores do que o próprio valor da sua força de trabalho mediante o uso de capital constante, deixando uma margem excedente ou trabalho não pago aocapitalista em forma de lucro. Nesse caso, o capital constante atua somente como instrumento e transfere seu valor de uso equivalente para mercadoria, sem produzir valor novo.
São as taxas de lucrosque são utilizadas diariamente pelo capitalista para revelar a rentabilidade dos seus negócios. No entanto, o lucro relaciona o excedente do valor de venda com o capital total empregado semdesmistificar a verdadeira origem da mais valia, que está na força de trabalho empregada. Afinal, a força de trabalho é a única mercadoria capaz de gerar valor. Atribui-se, dessa forma, não só a força de trabalhocomo geradora de valor, mas surge a impressão de que o capital constante investido também seja responsável por criar valor.
O modo de organização da sociedade capitalista oculta as verdadeirasrelações existente por trás de todo o processo produtivo. Sob a ótica do capital global, os esforços do capitalista em adiantar capital (capital constante), embora não criem valor, passam a ter...
tracking img