Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1050 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Os quatro mercados da navegação marítima



O Mercado da navegação, na visão dos armadores, permeia quatro mercados distintos:
✓ O mercado da compra de novos navios;
✓ O mercado de fretamento e afretamento e suas flutuações em relação aos acordos de fretes;
✓ O mercado da compra e venda de embarcações como forma de adaptação às exigências do mercado da indústria do shipping;✓ O mercado do desmanche das embarcações, onde uma embarcação é retirada, deixando de operar em qualquer mercado, definitivamente.

A importância em estudar esses quatro mercados está no fato de entender como os armadores gerenciam suas atividades e como elas influenciam e são influenciadas na demanda de carga e oferta de transporte.

O mercado, como definido por Jevons, ainda éválido e pode ser utilizado em sua essência. A tecnologia e a facilidade de comunicação mudaram a forma, passando do contato físico e público para a não distinção de localidade e a aproximação via meios de comunicação.

Um mesmo armador atua nos quatro mercados, tornando suas atividades correlatas, podendo movimentar o fluxo de caixa dentro ou para fora do próprio ciclo.
No ciclo do mercado, há ode frete, que é a principal forma do armador obter seu fluxo de caixa e ganhos dentro dos três setores: o frete marítimo, propriamente dito, ou tarifas de acordos; o frete por viagem, onde o navio é afretado para determinado tráfego e carga; e, finalmente, o frete por tempo, onde a embarcação estará à disposição do afretador por um período de tempo pré-determinado.

O mercado de compra e venda deembarcações, apesar de na compra e venda haver o dispêndio do capital, o valor negociado ficará no próprio ciclo do shipping, não migrando para outros setores da economia. Na compra de novas embarcações, mercado dos estaleiros, os recursos do shipping irão para outro segmento, ao contrário do que ocorre na compra e venda de navios.
O mercado da demolição é praticado, basicamente, por duasrazões: navios velhos ou obsoletos, na visão do mercado. Geralmente esse mercado está atrelado a necessidade de compra de novos navios, porém, também, à compra de embarcações usadas para recompor determinado trade.

Contudo, a aparente relação entre os componentes do ciclo não os tornam homogêneos, ao contrário, apresentam características próprias e independentes que merecem estudo detalhado.

Oarmador tem determinada(s) embarcação(es) para oferecer e o embarcador necessita de um transporte aquaviário para sua mercadoria. Como unir esses dois segmentos da demanda e oferta? Para esta missão surge o “broker”, que é um intermediário entre o armador e o embarcador, sendo remunerado por comissão.
Basicamente, os contratos, quanto à responsabilidade, são divididos em:
1. Contrato por viagem:todos os custos são absorvidos pelo dono da embarcação, ficando ao encargo do dono da carga apenas deixá-la ou retirá-la a carga no local pré-determinado.
2. Contrato por tempo: os custos portuários, combustíveis e todos os relativos à carga, bem como o trânsito do navio em rotas/meios especiais para atender à carga são de responsabilidade do contratante. Os demais custos são suportados pelodono da embarcação.
3. Contrato a casco nú: o afretador paga todos os custos, inclusive aqueles relacionados à operação do navio (tripulação, manutenção, provisões, reparos, seguro, etc.)
4. Contrato de fretamento: é um pouco mais complicado que o por viagem, haja vista que envolverá vários donos de carga e diversos portos, ficando a gestão de toda a viagem a cargo do armador.

Acarta-partida é o documento que evidenciará o contrato entre o armador e o dono da carga ou afretador. Nesse documento constarão todas as informações sobre o navio; carga; deveres e obrigações das partes no transporte marítimo; as condições de pagamento do frete; penalidades e prêmios em razão do atendimento de determinadas produtividades e condições de ordem administrativas, como agente, greves,...
tracking img