Redes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2089 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Informática é informação automática, isto é, o tratamento da informação de modo automático. Portanto, informática pressupõe o uso de computadores eletrônicos no trato da informação.
Os computadores datam dos anos 40, dos tempos da Segunda Guerra Mundial. Com o sucesso dessas máquinas, deu origem à designação “Processamento de Dados” às operações que nela se apóiam. A partir dos anos 80, o uso docomputador se popularizou e o termo “processamento de dados” foi substituído por “informática”, caracterizando procedimentos diversos que se utilizam o computador.
O computador é capaz de executar uma série de tarefas complexas que, se fossem feitas manualmente, exigiriam um tempo muito maior.
A comunicação de dados é a tecnologia básica da comunicação da informação.
Usuários individuais desistemas de computação não trabalham isolados. Com a comunicação de dados, podemos formar redes de computadores, compartilhar hardwares e softwares, ter a informação ao alcance, independentemente de onde ela estiver.
A integração dessas duas tecnologias: comunicação e processamento de informações vieram revolucionar o mundo em que vivemos.
Em uma rede de computadores, compartilhamos não somenteequipamentos como impressoras e computadores, mas também a informação. Outro uso importante está na comunicação entre as pessoas, através de e-mail, videoconferência ou mesmo na telefonia. Um segmento que cresceu muito foi o do comércio eletrônico. Muitas empresas fornecem catálogos de seus produtos ou realizam negócios pela internet. Hoje em dia, utilizamos a rede para ler jornais, para noscomunicar com nossos amigos através das mensagens instantâneas, jogamos com outros participantes que podem estar do outro lado do mundo e também estudamos pela internet.
Em qualquer cenário de redes de computadores, há 3 hipóteses subjacentes:
1º: A rede deve ser composta por membros;
2º: Os membros devem se conectar uns com os outros de alguma maneira;
3º: Todos os membros da rede devem entenderclaramente o que uns comunicam aos outros para que a comunicação efetiva possa ocorrer.
Traduzindo essas hipóteses temos:
As entidades conectadas de uma rede são chamadas computadores ou outros dispositivos (genericamente denominados nós).
A ligação através da qual a comunicação ocorre é denominada meio de rede (ou meio de transmissão);
As regras que governam a maneira pela qual os dados sãotrocados entre dispositivos são definidas por meio de um protocolo comum para a rede.
Esses 3 conceitos levam à seguinte definição formal de uma rede de computadores:
“Uma rede de computadores é uma coleção de computadores e outros dispositivos (nós) que usam um protocolo comum para a rede para compartilhar recursos uns com os outros através do meio de rede.”

Dispositivos de Redes
Osequipamentos que se conectam diretamente a um segmento de rede são chamados de dispositivos.
Estes dispositivos são divididos em duas classificações. A primeira classificação é de dispositivos de usuário final. Os dispositivos de usuário final incluem computadores, impressoras, scanners e outros dispositivos que fornecem serviços diretamente ao usuário. A segunda classificação é de dispositivos de rede.Dispositivos de rede incluem todos os dispositivos que fazem a interconexão de todos os dispositivos do usuário final permitindo que se comuniquem.
Os dispositivos de usuário final que fornecem aos usuários uma conexão à rede são também conhecidos como hosts. Estes dispositivos permitem que os usuários compartilhem, criem e obtenham informações. Os hosts podem existir sem uma rede, porém, sem arede, suas capacidades são muito limitadas. Os hosts são fisicamente conectados aos meios de rede usando uma placa de rede (NIC: Network Interface Card). Eles usam esta conexão para realizar as tarefas de enviar e-mails, imprimir relatórios, digitalizar imagens ou acessar bancos de dados.
• Uma placa de rede é uma placa de circuito impresso que cabe no slot de expansão de um barramento em uma...
tracking img