Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (712 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Contar histórias: usar as palavras como armas[1]

Profa. Dra. Tereza Virgínia Ribeiro Barbosa (UFMG)
Manuela Ribeiro Barbosa (UFMG)

Encontramos na Ilíada um trecho que consideramosoportuno para nos levar a pensar sobre a contação de estórias. Estamos na abertura do Canto XX: Zeus ordena, em assembléia, que os imortais tomem parte na disputa, pois Aquiles, combatendo sozinho, em brevefaria perecer a todos os troianos. A decisão do soberano mescla homens e deuses e provoca uma enorme batalha.
Entre os mortais, o primeiro a sentir o fragor dos deuses foi Enéias, que,persuadido e impelido por Febo Apolo, combateu de frente Aquiles, filho de Peleu. Na ocasião do combate entre os dois heróis, todos os deuses – em grupos opostos e meditando projetos – se assentam paraassistir.
Enéias marchou primeiro; Aquiles avança desdenhoso. Quando se aproximam, ele, interessado em lutar contra Heitor, assume postura de superioridade e aconselha o filho de Anquises aabandonar a disputa a fim de preservar sua vida. Em resposta, Enéias retruca que também sabe lidar com as palavras, as quais não o atemorizam.
Aqui começa a nossa reflexão: lidar com as palavras,quando é hora de guerrear, não lhes parece um despropósito? Por que, em lugar de descrever a cena, o poeta permite que isso ocorra? A resposta é, para nós, simples: Homero mostra que as palavras são comoos deuses: aquecem os combates.
O processo é o seguinte: Aquiles tenta despachar Enéias. Este, porém, declara conhecer a técnica: palavras não o assustam como a uma criança. Poderíamos imaginar,então, que não haveria mais “conversa fiada”, mas um combate corpo-a-corpo (uma “conversa” afiada, portanto!).
Entretanto, imediatamente, sem permitir a intervenção do inimigo, o troiano sepõe a narrar uma longa estória. Contra a nossa expectativa, Aquiles parece ter se interessado, porque, parado, ouve todos os 44 versos em lugar de desferir contra o oponente um golpe mortal. Que...
tracking img