Trabalhos prontos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2362 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA ÓSSEO

O tecido ósseo possui uma extrema resistência e rigidez em sua estrutura. Logo seu desempenho consiste na proteção e à sustentação, serve de depósito de cálcio, fosfato e outros íons, servir como alavanca e apoio para os músculos, que aumenta sua coordenação e a força do movimento proporcionado pela contração do tecido muscular.
Os ossos se desenvolvem com um material idênticoà da borracha, branco e parcialmente transparente, chamado cartilagem. Eles são reforçados ainda mais pelos feixes de um material resistente e fibroso chamado colágeno. O colágeno e o cálcio gradativamente desaparecem dos ossos conforme envelhecemos, por isso, em pessoas idosas, os ossos se quebram mais facilmente, porque se tornam mais frágeis.

IRRIGAÇÃO SANGUÍNEA DOS OSSOS
As artériasentram no osso a partir do periósteo e o irrigam. No centro existe a artéria nutrícia que irriga a parte esponjosa. E as artérias metafisárias e epifisárias irrigam as extremidades.
O tecido hematopoiético é formado por fibras e tipos celulares que tem como função dar suporte as células formadoras do tecido sanguíneo. Portanto, hemácias, plaquetas e glóbulos brancos são produzidos nesse tecidoconjuntivo. E está localizado principalmente na medula dos ossos.
Logo os ossos são altamente vascularizados. As artérias do periósteo penetram no osso, irrigando-o e distribuindo-se na medula óssea. Os vasos sanguíneos passam para o interior dos ossos, através dos forames nutrícios, enquanto os nervos apenas os cercam.

CLASSIFICAÇÃO DOS OSSOS

Os ossos são qualificados de acordo com suaforma.
• Ossos longos: Tem o comprimento maior que a largura e são compostos duas extremidades chamadas de epífises e o corpo diáfise. A diáfise possui um canal medular no seu interior que se instala a medula óssea. Eles são um pouco encurvados, o que lhes garante maior resistência. Os ossos longos têm suas diáfises formadas por tecido ósseo compacto e apresentam grande abundância de tecido ósseoesponjoso em suas epífises. Um exemplo de Osso Longo é o fêmur.


http://www.anatomyatlases.org/atlasofanatomy/plate06/02lfemurdorsal.shtml
19:31 – 03/10/11

• Ossos Laminar: Também chamado de plano, apresenta comprimento e largura equivalente, prevalecendo sobre a espessura, são ossos finos e compostos por tecido ósseo compacto, entre eles uma camada de osso esponjoso. Um exemplo de ossolaminar é o osso frontal e parietal.

.

• Osso Curto: São ossos em que praticamente seu comprimento é igual à largura. É composto por osso esponjo, menos em sua superfície que é composta por uma fina camada de tecido ósseo compacto.


http://medicblogreloaded.wordpress.com/2007/08/26/mnemotecnias-para-anatomia-del-miembro-superior/

• Osso irregular: Apresentam formas complexas, poisseu formato não se encaixa em nenhuma forma geométrica. Sua composição em quantidade de ossos esponjosos e compactos é variável. As vértebras são exemplos de ossos irregulares.



• Ossos Pneumáticos: Apresentam cavidades, cheias de ar e cobertas com mucosa. Essas cavidades recebem o nome de sinus ou seio. Apresenta por si um peso pequeno em relação ao seu tamanho. Os ossos pneumáticos estãoposicionados no crânio: frontal, maxilar, temporal, etmoide e esfenoide.


• Ossos Suturais: São pequenos ossos localizados dentro de articulações que são chamados de suturas, entre alguns ossos do crânio.


ESTRUTURA DOS OSSOS LONGOS

Em um osso longo sua disposição dos tecidos ósseos (compacto e esponjoso) são responsáveis pela sua resistência. O osso longo contém locais decrescimento e remodelação, e estruturas que se associam as articulações. São partes de um osso longo.

• Diáfise: É a haste longa do osso, que é constituída em sua maior parte de tecido ósseo compacto, onde proporciona uma estimável resistência.
• Epífise: São as pontas ou extremidades alargadas do osso longo, e faz com que o osso se articule ou se una a outro osso em uma articulação. A epífise...
tracking img