Trabalhos prontos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1050 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sociedades Pré-Agrícolas:
O povoamento da América.
(P.12) Esta é uma questão que permanece sem solução cabal, mas convêm resumir os pontos sobre os quais hoje há um consenso geral: 1) a impossibilidade de uma evolução autóctone do homem ter-se produzido na América, pois todos os esqueletos humanos encontrados são do tipo Homo sapiens que tem no máximo cinquenta mil anos. (P.16) 2) a rota queconduz da Ásia à América do Norte, seja pelo estreito de Bering, seja pelo arquipélago das Aleutas, é considerado a rota principal. 3) admite-se a existência de um Paleolítico Americano. 4) acredita-se que o povoamento se fez em diversas ondas e no curso de longos períodos e não em uma entrada única.
Quanto a antiguidade máxima do povoamento, utilizando-se do carbono 14, é data do século X a.C.(P.17) Acreditava-se que o povoamento da América veio totalmente da Ásia e que todos os indígenas americanos pertencessem à raça mongoloide. (P.18) Isto apesar de já conhecerem o “homem de Lagoa Santa” (MG) descoberto por volta de 1840, que data de uns dez mil anos e que nada tem de mongoloide. Então é absurdo insistir na unidade mongoloide dos povoadores, já que não existiam mongoloides, masapenas proto-mongolóides. É possível que essa onda de proto-mongolóides tenha sofrido algum tipo de mutação ou variação genética durante milênios e que algumas ondas de mongoloides autênticos tenham chegado a América posteriormente.
Entretanto, hoje, a ideia mais aceita é a de um povoamento heterogêneo em várias ondas: asiáticas, australianas, melanésia e polinésia. Essa hipótese se apoia no estudolinguístico, que busca entender como em alguns milênios se formaram no continentes dois mil e seiscentos idiomas.
(P.19) A explicação mais plausível sobre a travessia do estreito de Bering, diz que como os migrantes não possuíam embarcações, eles conseguiram atravessar ao estreito graças à ultima glaciação que fortaleceu as geleiras e faz baixar o nível do mar.
(P.20) O nível cultural dosprimeiros povoadores é objeto de grandes polêmicas, como veremos a seguir.
Existiu na América uma etapa cultural anterior ao Paleolítico Superior.
(P.21) Há uma discussão a respeito de saber se antes dos caçadores especializados em grandes animais, armados com projéteis pontiagudos feitos em pedras, existiam na América grupos: 1) com utensílios toscos e rudimentares que impossibilitavam o ataque frontala caça. 2) vida baseada na coleta e na caça não especializada (que se aproveita de animais enfraquecidos, doentes ou presos em pântanos). 3) população baixa, devido ao nível primitivo das forças produtivas.
(P.22) A maioria das provas arqueológicas para afirmar a existência dessa etapa fica na América do Sul. Entretanto as dúvidas permanecem devido: 1) alguns sítios arqueológicos sãosuperficiais, impedindo a datação, e outros nem foram datados. 2) Em certos casos a datação com carbono 14 foi falha e precisou ser revista. 3) Em alguns sítios existem a duvida se os artefatos são mesmos produzidos pela espécie humana ou são frutos de formações naturais. 4) Alguns sítios são tão pobres que não é possível afirmar a ausência de um paleolítico superior. 5) Grupos humanos tecnicamente avançadospodem produzir ferramentas de aparência tosca para suprir certas necessidades e isso engana os pesquisadores.
(P.23) Cada vez mais especialistas aceitam a existência de uma etapa cultural americana anterior ao paleolítico superior. Entretanto, ao se aceitar isso surge uma questão, na Europa, na África e no Oriente Próximo, o paleolítico superior se desenvolveu entre hominídeos fósseis[3], ecomo já vimos na América não há hominídeos anteriores ao Homo sapiens sapiens. Isso ocorre simplesmente pela transferência do atraso tecnológico dos povos que migraram para a América.
O paleolítico superior
(P.24) Entre 11000 e 7000 a.C, grupos humanos dotados de tecnologia lítica[4] já caçavam grandes animais da megafauna. O exame arqueológico deste período mostra: 1) Maior quantidade de...
tracking img