Trabalhos processos gerenciais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2752 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]









































































SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 10
REFERÊNCIAS 11
INTRODUÇÃO

A Tecnologia da Informação (TI) tem um papel fundamental no planejamento e na implantação das estratégias organizacionais. No entanto, fazer o melhor uso da TI e ampliar a efetividade dessa área tem sido um dos grandes desafiosaos quais se propôs a Embrapa. Para enfrentá-los, um dos primeiros compromissos assumidos foi promover o alinhamento entre a TI e os objetivos e as diretrizes estratégicas definidas nos Planos Diretores da Empresa e de suas Unidades.

Em consonância com essa perspectiva, este Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) tem como propósitos orientar o planejamento e a execução das ações de TI naEmbrapa, de maneira a consolidar a importância estratégica dessa área e garantir seu alinhamento aos Planos Diretores. Portanto, este consiste em um instrumento essencial para orientar ações e decisões sobre tecnologia de informação.

Para tornar essa nova visão da tecnologia da informação uma realidade na Embrapa, foi preciso institucionalizar um modelo de governança de TI fundamentado em umaestrutura organizacional, em competências e em processos, que garantisse o adequado suporte às ações técnico-científicas, gerenciais e administrativas da Embrapa.

Da elaboração deste primeiro PDTI, o qual abrange o período de 2010–2011, participaram gestores e empregados de todas as Unidades. O propósito principal dessa interação foi garantir que as diretrizes, as estratégias, os projetos e as açõesapresentados neste Plano expressassem as necessidades e as expectativas de todos aqueles que, direta ou indiretamente, fazem uso de tecnologia da informação na Empresa.












DESENVOLVIMENTO


1 Administração de sistema de informação

A competitividade hoje é o cenário ao qual as empresas se encontram e isto deve-se principalmente por estarem inseridas em um contexto profundamente afetadopelos paradigmas introduzidos pela chamada sociedade de informação segundo Audy e Brodbeck (2003). Isto é fundamental para que se possa entender a razão da tecnologia e informação esta cada vez mais presente nas empresas. A nova realidade provoca uma reorganização intensa da sociedade, gerando modificações nas organizações. Para continuarem crescendo, ou ate mesmo para continuarem sobrevivendo,elas inevitavelmente precisam mudar, visto que os paradigmas políticos, econômicos e sociais estão mudando, e os modelos atuais e organização empresarial estão sendo fortemente questionados. Nesse novo contexto, o papel da Tecnologia da Informação (TI) torna-se relevante. Sua efetiva utilização pelas organizações tem sido considerada crucial para a sobrevivência estratégia competitiva. Tecnologiada Informação serve para designar o conjunto de recursos tecnológicos e computacionais para geração e uso de informação, estando fundamentados nos hardwares, softwares, redes, sistemas de telecomunicação e gestão de dados e informações.
Estabelecer um sistema de PDTI que seja alinhado aos objetivos e às diretrizes estratégicas da empresa e que também seja aderente aos modelos, às normas, aospadrões de referência e às legislações vigentes, requerem estratégias associadas:
- Implementar um processo de avaliação de desempenho e de resultados dos processos, dos projetos e das ações de TI.
- Definir validar e institucionalizar procedimentos e critérios para orientar a contratação de produtos e serviços de TI.
- Adequar à estrutura organizacional da TI das empresas ao novo modelo de governança deTI.
- Definir projetos e ações gerenciais para atender às necessidades de informação priorizadas.
Compor uma equipe de TI que integre, em termos qualitativos e quantitativos, as competências e as habilidades necessárias ao atendimento da missão de cada empresa.
- Adequar-se às competências de TI da empresa para gerenciar e executar os processos de TI.
- Implementar mecanismos que permitam o...
tracking img