Meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (320 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AMBIENTE E SOCIEDADE NA AGENDA DA EDUCAÇÃO
Mohamed Habib1
RESUMO
O avanço da Ciência e da Indústria criada pelo Homo Sapiens extrai recursos naturais, gera produtos, serviços e confortos, mas fazda qualidade ambiental a sua grande vítima, devido aos resíduos contaminantes lançados nos ares, nas águas, nos solos e subsolos, colocando em risco todas as formas de vida, inclusive a do próprioHomo. O objetivo deste artigo, mediante um breve histórico, é abordar os reflexos da Ciência e da Indústria no Brasil sobre a vida social e urbana e sobre o ambiente natural; e as consequências do avançoempresarial e da mentalidade econômica no ambiente rural. O texto constata que não há como avançar no processo democrático brasileiro ou na construção da cidadania, sem incluir as questões abordadasnos debates educacionais, na conscientização dos educadores pré-universitários e na formação da juventude no ensino superior. Conclui, afirmando que a soberania nacional exige como condicionante oaprimoramento de todo o sistema educacional.
Palavras-chave: Educação Ambiental; Política Ambiental; Cidadania; Ciência-Tecnologia-Sociedade
O PARADOXO DOS TEMPOS MODERNOS
Acredito que a maioria dosseres pensantes percebe, claramente, que à medida que a ciência vem avançando, o destino da humanidade torna-se cada vez mais incerto. Pode parecer estranho e paradoxal, porém, infelizmente, é averdade. Não me refiro ao destino do planeta Terra, mas ao da espécie do gênero Homo, que se autodenominou de Sapiens e, ainda, à subespécie sapiens. No nome há muita sabedoria; na prática é totalmente ooposto.
A nossa relação com a natureza está se tornando cada vez mais antiética e suicida, pois consumimos recursos naturais sempre a uma velocidade devastadora e muito superior à capacidade derecuperação da natureza, para que ela reponha os mesmos recursos. A esperada consequência passa, obviamente, pela escassez e pelo esgotamento dos recursos, além de promover disputas, conflitos e até...
tracking img