Trabalhos feitos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1782 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. JUSTIFICATIVA


A finalidade deste projeto de pesquisa é mostrar a importância dos contos de fadas para as crianças da educação infantil e os aspectos que podem favorecer no seu desenvolvimento.
A literatura infantil utilizada de modo adequado torna-se um instrumento na construção do conhecimento da criança, despertando sua imaginação e o interesse pela leitura.
SegundoBettelheim os contos de fadas transmitem importantes mensagens a mente consciente, a pré-consciente, e a inconsciente, em qualquer nível que esteja funcionando no momento. Lidando com problemas humanos universais, particularmente os que preocupam o pensamento da criança, estas estórias falam ao ego em germinação e encorajam seu desenvolvimento.
Considerando a importância do tema é possível constatar quea interação desses dois mundos, o real e o imaginário, possa ser um aspecto positivo para o desenvolvimento integral da criança, e também para que o estabelecimento de ensino em conjunto com a família obtenha meios que possa construir e melhorar esse desenvolvimento.
Este trabalho esta dividido em sua estrutura de texto, em referencial, princípios e ideias de autores que acreditam na importânciada contação de estórias como ferramenta na educação infantil.
O primeiro tópico fala da origem dos contos de fadas, e como eles eram antigamente, se hoje tem o mesmo sentido e finalidade de antes.
O segundo tópico mostra a importância da contação de história no dia-a-dia da criança, e suas contribuições.
No terceiro tópico aborda-se o ato de contar história como uma proposta de incentivo aleitura.



2. PROBLEMÁTICA



Analisando a importância dos contos de fadas vem o questionamento: Qual a contribuição da contação de historia no desenvolvimento da criança? Será que ao deixarmos de lado esse momento mágico no universo infantil, estaremos afetando a criança de tal maneira que ela sinta dificuldade em expressar suas emoções, sentimentos e a construção dos seusvalores morais? E quanto à dificuldade na fala, escrita e interpretação?
Resgatar esse momento de interação entre o mundo mágico e o real, não só na sua vida escolar, como também na familiar, pode ser fundamental, e talvez a resposta de alguns problemas encontrados pelos educadores no seu cotidiano.3. OBJETIVOS



4.1 GERAL
Expor a importância da leitura, interpretação e expressão através dos contos de fadas, no desenvolvimento da criança.


4.2 ESPECIFICOS

* Observar a influencia dos contos no comportamento da criança.
* Mostrar que a Literatura Infantil é fundamental para a formação da criança.
* Promover o gosto pela leitura.4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA


5.3 A origem dos contos de fadas.


Os contos de fadas surgiram bem antes da Idade Média, e eram passados dos avós para os netos. Não existe uma data precisa de quando surgiu a matriz primordial desses contos, mas as origens de alguns deles foram rastreadas até os primeirosséculos de nossa era. Com isso, chegou-se à conclusão de que histórias como "Branca de Neve" , "Cinderela" dentre outras, derivam de contos orientais, cujas versões mais antigas, tem um contexto diferentes das atuais pois foram modificadas com o passar dos tempos, são provenientes da Índia e da China, foram trazidas pelos árabes para a Europa. Assim, os cruéis efrits e os djinns que satisfaziamdesejos se transformaram nas bruxas e fadas-madrinhas que conhecemos na infância... e que até hoje nos servem de referência e inspiração.
Antigamente, quando muitas pessoas não sabiam ler, e viviam em comunidades distantes e rurais, contar histórias era natural. Os mais velhos estavam sempre contando casos e lendas. Não se pode afirmar de maneira precisa quando esse costume de contar histórias se...
tracking img