Trabalhos feitos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3936 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MODELO DE CONTABILIDADE RURAL PARA PEQUENOS PRODUTORES RURAIS



INTRODUÇÃO






Muito se fala em contabilidade rural, na necessidade de sua existência nas instituições, na sua utilidade, nos seus conceitos. Apesar de a contabilidade rural já existir e vir se desenvolvendo há algum tempo, muitos produtores rurais no Brasil ainda não a utilizam, embora seja reconhecida suautilidade, principalmente como instrumento para auxiliar o processo de tomar decisões.






Por acreditar na importância da implantação de sistema de contabilidade rural, por produtores rurais, principalmente os pequenos produtores que representam maioria dos produtores do município de Rondonópolis, dada a alta competitividade do setor, e ainda, por crer nos benefícios que estaimplantação e utilização de sistema de contabilidade pode trazer, resolveu-se pesquisar o verdadeiro perfil dos pequenos produtores rurais do município de Rondonópolis.






Foram pesquisados sessenta e seis pequenos produtores do município de Rondonópolis. Com a finalidade de comparabilidade dos resultado da pesquisa com outras já realizadas na região de Ribeirão Preto, os dados foramcoletados por meio de um questionário aplicado na Dissertação de Mestrado da pesquisadora Adriana Maria Procópio (1.997). Para tal foram visitados os produtores da região, com a finalidade de coleta de dados que posteriormente foram tabulados e comparados com o trabalho acima mencionado. A principal limitação da pesquisa foi a quantidade de produtores entrevistados devido à dimensão da região e àdificuldade de acesso às diversas colônias do município não foi possível englobar a totalidade dos pequenos produtores.



Perfil Contábil – Administrativo dos Pequeno Produtores Rurais do Município de Rondonópolis


Considerações Iniciais


Objetivo desta pesquisa é averiguar a situação dos pequenos produtores rurais do Município de Rondonópolis quanto à utilização desistema de contabilidade, com o intuito de verificar a necessidade de maior divulgação dos objetivos básicos da contabilidade e com a divulgação desses objetivos, contribuir para a implantação desse sistema por esses produtores.


Segundo CREPALDI (1.989, p. 5),


“O produtor rural ainda não assumiu o papel de administrador ou tomador de decisões no próprio campo de seudomínio.
Sentindo –se cada vez mais a necessitado de conhecimento gerenciais, o produtor rural requer, como prioridade básica para si, o auxilio na definição do que produzir, como produzir, quanto produzir e para quem vender”.


Entende-se que os próprios produtores rurais são os que melhor podem depor sobre a utilização da contabilidade, suas necessidades, ou provar aexistência ou inexistência da contabilização de suas operações. Faz-se necessário portanto conhecer o perfil deste produtores.


Âmbito e universo da pesquisa



O âmbito de atuação da pesquisa é o Município de Rondonópolis, e restringe-se aos pequenos produtores rurais. Segundo a classificação dada pelo manual de preenchimento da declaração de Imposto Territorial Rural, assimdefine-se pequena propriedade:




“É considerada pequena gleba o imóvel rural com área igual ou inferior a:


a) 100 ha, se localizado em município compreendido na Amazônia Ocidental ou no Pantanal Mato-grossense e Sul-Mato-grossense;”



Admitindo-se como população a ser pesquisada, os pequenos produtores rurais do município de Rondonópolis, segundoa classificação do Ministério da Fazenda através da Secretaria da Receita Federal, responsável pela arrecadação do ITR, foram efetuados levantamentos secundários com a finalidade de definir o dimensionamento da amostra. A seguir apresentamos a classificação dos imóveis rurais do município de Rondonópolis por área.


Tabela 1 As comunidades rurais do município de Rondonópolis por...
tracking img