Empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2985 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO


PAULO ROBERTO PAIM





















EMPREENDEDORISMO























Charqueadas


2009

UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO



PAULO ROBERTO PAIM





















EMPREENDEDORISMO




Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisitopara a obtenção do título de Bacharel em Administração pela Universidade Castelo Branco.


Orientador: Prof. Rodrigo Jurkfitz Faleiro










Charqueadas


2009


INTRODUÇÃO


Empreendedorismo designa os estudos relativos ao empreendedor, seu perfil, suas origens, seu sistema de atividade, seu universo de atuação.


O empreendedoré o termo utilizado para qualificar ou especificar aquele indivíduo que detém de forma especial, inovadora, de dedicar-se às atividades de organização, administração, execução e principalmente na geração de riquezas, na transformação de riquezas, na transformação de conhecimentos e bens em novos produtos (mercadorias ou serviços), gerando um novo método com o seu próprio conhecimento. É oprofissional inovador que modifica, com sua forma de agir, qualquer área do conhecimento humano. Também é utilizado no cenário econômico para designar o fundador de uma empresa ou entidade, é aquele que construiu tudo a duras custas, criando o que ainda não existia.


A palavra empreendedorismo foi utilizada pelo economista Joseph Schumpeter em 1950 como sendo uma pessoa com criatividade e capazde fazer sucesso com inovações. Mais tarde, em 1967 com Kenneth E. Knight e em 1970 com Peter Drucker foi introduzido o conceito de risco, uma pessoa empreendedora precisa arriscar em algum negócio. Em 1985 com Gifford Pinchot foi introduzido o conceito intra-empreendedor, uma pessoa empreendedora mas dentro de uma organização.


Uma das definições mais aceitas nos dias de hoje é dada peloestudioso de empreendedorismo, Robert Hirsch, segundo ele, empreendedorismo é o processo de criar algo diferente e com valor, dedicando tempo e esforço necessário, assumindo os riscos financeiros, psicológicos e sociais correspondentes e recebendo as conseqüentes recompensas da satisfação econômica e pessoal.


2. EMPREENDEDORISMO DE START-UP


1.


2.


2 BALANCED SCORECARDÉ uma metodologia disponível e aceita no mercado, desenvolvida pelos professores da Harvard Business School, Robert Kaplan e David Norton, em 1992, inicialmente definiram o balanced scorecard como um sistema de mensuração do desempenho e, posteriormente, como um sistema de gestão estratégica, mas ele também é classificado como um sistema de suporte para decisões, reunisdo os elementoschaves para poder acompanhar o cumprimento da estratégia.


O principal objetivo do balanced scorecard é o alinhamento do planejamento estratégico com as ações operacionais da empresa. Este objetivo é alcançado pelas seguintes ações:


➢ esclarecer e traduzir a visão e a estratégia


➢ comunicar e associar o objetivo e medidas estratégicas


➢ planejar,estabelecer metas e alinhar iniciativas estratégicas


➢ melhorar o feedback e o aprendizado estratégico


O balanced scorecad possui componentes que servem de base para a montagem e acompanhamento, citados a seguir:


➢ Mapa estratégico: descreve a estratégia da empresa através de objetivos relacionados entre si e distribuídos nas quatro dimensões (perspectivas).➢ Objetivo estratégico: o que deve ser alcançado e o que é crítico para o sucesso da organização.


➢ Indicador: como será medido e acompanhado o alcance do objetivo.


➢ Meta: o nível de desempenho ou a taxa de melhorias necessárias.


➢ Plano de ação: programas de ações necessárias para alcançar os objetivos.


3 Perspectivas no balanced...
tracking img